Governo garante continuar a potenciar a 'economia azul' no país.

2023-04-04 18:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, anunciou esta tarde o empenhamento do Governo em potenciar a 'economia azul' com a realização de várias iniciativas.

A Ubiwhere promoveu um evento dedicado ao potencial tecnológico na economia azul.

O “Blue Connectivity - Foster Digital Technologies for the Blue Economy” contou com a presença do Secretário de Estado do Mar e da Embaixadora da Noruega para discutir o potencial tecnológico na Economia Azul.

Acção desenvolvida na sede da Ubiwhere, em Aveiro, para divulgar projetos de investigação e tecnologia no âmbito da Economia Azul assim como uma discussão alargada sobre o potencial de inovação colaborativa neste setor.

“Num sector tão estratégico e de enorme desenvolvimento cientifico e de inovação constante, faz todo o sentido investir no país e a nível internacional”. (com áudio)

Intervenção do governante que acentuou a importância dos fundos europeus mas que não se esgota nesse modelo de financiamento.

José Maria Costa assume que importante é desenhar políticas conscientes (com áudio)

Esta aposta equadra-se no âmbito do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, operado pela Direção-Geral de Política do Mar, enquanto mecanismo de apoio financeiro a projetos inovadores no âmbito da Economia Azul sustentável suportados em fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein.

No decurso deste evento, foram apresentados vários projetos de promoção do conhecimento, inovação e conectividade do setor, financiados pelos EEA Grants 2014-2021, com moderação do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica - Cluster TICE.PT.

Um dos projetos em destaque é o projeto WOSUP, promovido pela Ubiwhere que assenta na remoção de plástico e seus derivados nos oceanos, através da localização e dimensão das acumulações de resíduos com base em software.

José Maria Costa admite optimismo perante os desafios de futuro antecipando novas ações de colaboração com países em que a "economia azul" é parte das estratégias.

E no momento em que a comunidade piscatória se agita perante o avanço das potenciais áreas de exploração para a energia eólica, o Secretário de Estado assume a defesa do setor tradicional mas salvaguardando que há novos desafios pela frente (com áudio)