Governo decide novas medidas no combate à pandemia. Câmaras limitam acessos a zonas ribeirinhas.

2021-01-19 07:59

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho de Ministros extraordinário de segunda-feira decidiu novas medidas restritivas e clarificou outras no combate à propagação da pandemia.

Fica proibida a venda ao postigo de qualquer estabelecimento não alimentar, como lojas de vestuário, mas também de qualquer tipo de bebida, incluindo café, nos estabelecimentos com autorização para funcionar em regime de take-away.

É considerada uma forma de evitar aglomerações à porta dos estabelecimentos.

As escolas continuam abertas e os centros de estudo reabrem mas as universidades sénior e os centros de convívio encerram.

As empresas com mais de 250 trabalhadores estão obrigadas a enviar para a Autoridade para as Condições de Trabalho, em 48 horas, uma lista com os nomes dos trabalhadores cujo trabalho presencial considerem indispensável.

As Câmaras municipais vão ficar responsáveis por limitar o acesso a zonas ribeirinhas e a circulação entre concelhos volta a ser proibida ao fim de semana.

Os estabelecimentos passam a encerrar às 20h00 nos dias úteis e às 13h00 aos fins-de-semana.

O setor do retalho alimentar, em que se incluem as grande superfícies, pode funcionar aos fins de semana até às 17h permitindo um horário que evite aglomerações.

 

 

 

Foto: VE