Conselho Municipal da Juventude inicia atividade.

2019-12-26 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Municipal de Juventude de Ílhavo assinalou o arranque da sua atividade com a tomada de posse dos membros, a aprovação do regimento e a eleição de representantes.

Presidida pelo presidente da Câmara de Ílhavo, a instalação decorreu no Ciemar.

Na qualidade de Presidente do Conselho, Fernando Fidalgo Caçoilo, deu posse a 8 dos 16 conselheiros convocados, representantes das entidades abrangidas pelo respetivo Regulamento Municipal.

Na lista estão a Assembleia Municipal de Ílhavo com representantes do PSD e do PS, Grupo de Jovens “A Tulha”, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, JSD de Ílhavo, JS de Ílhavo, Agrupamento de Escuteiros 189 (Ílhavo) e Agrupamento de Escuteiros 531 (Gafanha do Carmo).

Há também observadores permanentes tendo tomado posse 8 dos 21 possíveis.

Grupo de Jovens “Nautae” (Gafanha da Encarnação), Jovens em Movimento (Gafanha da Nazaré), Juventude Feminina de Schoenstatt, Juventude Evangélica, CERCIAV, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro e ACES Baixo Vouga são as entidades representadas.

Este primeiro momento fica marcado pela aprovação do Regimento do Conselho Municipal da Juventude e pela apresentação do Plano de Atividades para a Juventude em 2020.

A criação da Bolsa de Voluntariado e Intercâmbio de jovens é um dos pontos a merecer destaque.

Esta sessão de instalação elegeu ainda o representante do CMJ no Conselho Municipal da Educação, cabendo essa responsabilidade a André Guimarães, Presidente da JSD de Ílhavo.

A autarquia realça a importância instrumental do organismo como forma de encontrar “respostas mais eficazes às necessidades dos jovens, tornando essencial a participação cívica e a partilha de dificuldades e aspirações”.