Assembleia Intermunicipal aprova o maior orçamento da história da Região de Aveiro.

2021-12-20 09:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

É o maior orçamento da história da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

A Assembleia Intermunicipal aprovou as Grandes Opções do Plano 2022 que assumem um montante de investimento na ordem dos 27.2 milhões de euros.

O orçamento global é de 28 milhões e será suportado quase em absoluto por fundos europeus a que se juntam as contribuições de cada um dos onze Municípios associados.

Orçamento marcado pelo arranque de obras como a Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, o Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar, as duas obras financiadas pelo REACT-EU, o Cadastro Rústico Simplificado, o Centro de Recolha de Animais e, ainda, da atividade da Autoridade Regional de Transporte.

As autarquias preparam a negociação, o acordo e a ativação de um novo Protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, no que respeita ao Rio Vouga e ao Baixo Vouga Lagunar.

Apostam na execução de projetos e de obras de qualificação e de manutenção das margens e motas.

Na área do planeamento do território anuncia a revisão do Plano Estratégico da Região de Aveiro (Unir@Região de Aveiro), revisão do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro e a execução do Protocolo com a Associação ZERO no âmbito da gestão da Pegada Ecológica ao nível da Região de Aveiro.

A CIRA, na sua condição de Autoridade Regional de Transportes, vai lançar o segundo concurso público internacional visando o início da sua execução operacional dos transportes Municipais e Intermunicipais.

Em 2022 prepara-se para finalizar o projeto Educ@RA de combate ao abandono escolar e promoção do sucesso educativo, procurando dar continuidade a vários dos processos que foram implementados.

Anuncia o aprofundamento do projeto Região de Aveiro Digital com aposta em serviços desmaterializados.

Os dossiês da última década continuam todos em cima da mesa com destaque para a ampliação com integração do Centro Académico Clínico e requalificação do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro e dos Hospitais de Águeda e Estarreja.

Descentralização de competências, investimentos na Ria de Aveiro, investimentos de defesa costeira e territorial, vias de comunicação e portagens são os pilares da ação.

“O ano de 2022 é o penúltimo da execução dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, pelo que vamos manter um nível elevado de intensidade para concretizarmos os compromissos assumidos no âmbito dos contratos assinados com os Programas Operacionais do Portugal 2020, destacando-se os que integram o Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro”, refere a CIRA.

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro reuniu pela primeira vez no atual mandato autárquico, no passado dia 13 de Dezembro.

Santos Sousa foi eleito presidente da Mesa numa equipa com o Presidente da Assembleia Municipal de Sever do Vouga, Hermínio Pedro Marques Martins, e com a Autarca da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, Eva Catarina.

José Eduardo Matos continua como Secretário Executivo da CI Região de Aveiro.