Anadia: "Penso que o próximo ano vai ser um desafio para todos nós" - Teresa Cardoso sobre ULS da região de Aveiro.

2023-12-07 08:08

Categoria: 

Concelho: 

A presidente da Câmara de Anadia espera um ano desafiante na gestão das questões da saúde pela estreia da Unidade Local de Saúde de Aveiro.

Maria Teresa Cardoso manifesta “apreensão” relativamente à entrada em funcionamento, no próximo mês de janeiro de 2024, da ULS do Baixo Vouga que vai agrupar hospitais e centros de saúde em gestão integrada.

Anadia e Ovar, municípios dos extremos, pretendiam referenciação aos hospitais da Feira (norte) e Coimbra (Sul) de acordo com as práticas instaladas.

A autarca falou sobre o tema na inauguração da Unidade de Saúde Familiar - Pessoas em São Lourenço do Bairro e não evitou o tema.

“Ainda não sabemos bem como é que vai ser feita a gestão dos recursos. Essa é a parte mais expectante. Penso que o próximo ano vai ser um desafio para todos nós”.

A Unidade de Saúde Familiar (USF)-Pessoas, sediada em São Lourenço do Bairro, Anadia, foi inaugurada esta quarta-feira, 6 de dezembro, pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, Pedro Almeida.

A nova USF-Pessoas, para além da unidade de São Lourenço do Bairro, conta ainda com mais dois polos em Aguim e Vilarinho do Bairro, abrangendo um total de mais de 9.400 utentes.

Maria Teresa Cardoso congratula-se com a abertura da segunda USF no concelho.

A primeira foi a “Anadia Saúde”, localizada no Centro de Saúde de Anadia, que entrou em funcionamento, no passado mês de setembro, no seguimento da requalificação das instalações.

A autarca adiantou que falta ainda constituir uma terceira, em Sangalhos.

Recordou que até há bem pouco tempo, “Anadia era o único concelho” da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) que não tinha este tipo de unidades.

“Felizmente, chegamos ao final de 2023 com duas unidades em funcionamento, melhorando assim o posicionamento de Anadia”, adiantou.

Sublinhou que a USF “trará vantagens”, mas “também mais responsabilidades” para os profissionais de saúde, desejando que “seja uma mais-valia para os seus utentes, com o melhor atendimento possível”.

A presidente da Câmara Municipal referiu ainda o facto de terem sido implementadas algumas melhorias nas instalações, tanto em São Lourenço do Bairro como na Unidade de Vilarinho do Bairro, nomeadamente ao nível da climatização, “melhorando assim o conforto dos utentes e dos seus profissionais de saúde”.

Adiantou que “há condições” para que, no futuro, “possa ser feita a requalificação/ampliação” do edifício.

Uma situação que o Município de Anadia está a trabalhar, por forma “a aproveitar os fundos comunitários do Portugal 2030”.

Referiu-se ainda ao projeto de requalificação da Unidade de Saúde de Sangalhos que “já se encontra fechado” e cuja empreitada “deverá ser lançada no decorrer do próximo ano”.

“O objetivo é que haja uma melhoria na prestação de serviços e que se criem melhores condições de trabalho”, afirmou ainda.

Para Pedro Almeida “o nome USF-Pessoas foi muito bem conseguido”, salientando que “a promoção e a prevenção da saúde é, cada vez mais, um dos pilares da saúde primária”.

Deu os parabéns a todos os profissionais, desejando a maior das felicidades para que tudo corra pelo melhor, afirmando que “o desafio que têm pela frente é grande”.