Ubiwhere acolhe evento dedicado ao potencial tecnológico na economia azul.

2023-04-04 07:36

Categoria: 

Concelho: 

A Ubiwhere promove um evento dedicado ao potencial tecnológico na economia azul.

O “Blue Connectivity - Foster Digital Technologies for the Blue Economy” conta com a presença do Secretário de Estado do Mar e da Embaixadora da Noruega para discutir potencial tecnológico na Economia Azul.

Tem lugar na sede da Ubiwhere, em Aveiro, para divulgar projetos de investigação e tecnologia no âmbito da Economia Azul assim como uma discussão alargada sobre o potencial de inovação colaborativa neste setor.

Do programa do Blue Connectivity constam intervenções do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg.

Estas intervenções enquadram-se no âmbito do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021, operado pela Direção-Geral de Política do Mar.

Trata-se de um mecanismo de apoio financeiro a projetos inovadores no âmbito da Economia Azul sustentável suportados em fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein.

No decurso deste evento, serão apresentados vários projetos de promoção do conhecimento, inovação e conectividade do setor, financiados pelos EEA Grants 2014-2021, com moderação do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica - Cluster TICE.PT.

Um dos projetos em destaque é o projeto WOSUP, promovido pela Ubiwhere que assenta na remoção de plástico e seus derivados nos oceanos, através da localização e dimensão das acumulações de resíduos com base em software.

Neste evento serão apresentados os resultados finais da sua execução, nomeadamente as ferramentas tecnológicas desenvolvidas. Adicionalmente, será dinamizada uma Mesa Redonda pela Digital Nervous System Testbed, by Ubiwhere, sob o tema da inovação colaborativa para a sustentabilidade, na qual participarão diversas organizações com trabalho desenvolvido neste âmbito, com particular enfoque na área da Economia Azul sustentável.

De entre estes, destaca-se o Ecomare (Universidade de Aveiro), BGI - Building Global Innovators e Riasearch.

Para Rui A. Costa, co-CEO da Ubiwhere, "este evento revela como o desenvolvimento tecnológico é parcela indispensável na promoção da competitividade e sustentabilidade do setor marítimo, considerando o potencial distinto de que beneficia Portugal para a criação de valor na área da economia azul.”

A abertura do evento está marcada para as 12h com intervenção de boas-vindas de Rui Costa.

A embaixadora da Noruega fala logo na abertura no momento em que estará a diretora geral da Política do Mar.

Segue-se a intervnção das empresas e, no final, às 16h30, fala o Secretário de Estado do Mar.