Start-up de health tech de Aveiro garante 1,5 milhões para liderar a próxima geração de radioterapia.

2023-03-07 13:51

Categoria: 

Concelho: 

GED Ventures Portugal investe 1,5 milhões em start-up de health tech de Aveiro.

A NU-RISE, fundada por Luís Moutinho e Joana Melo em 2015, spin-off da Universidade de Aveiro, é uma start-up portuguesa que quer liderar a próxima geração de radioterapia.

Com um investimento de 1,5 milhões de euros numa das mais promissoras start-ups portuguesas, dedicada a encontrar soluções para o tratamento do cancro, a GED Ventures Portugal, através do GED Tech Seed Fund, reforça o seu compromisso de apoiar a tecnologia com propósito.

A NU-RISE desenvolveu uma solução inovadora que permite monitorizar em tempo real a entrega de radiação, tornando a radioterapia mais segura e precisa e reduzindo o número de sessões de tratamento.

A ronda de financiamento que, no total, captou 3,25 milhões de euros, foi acompanhada pela Yellowstone Holding AG, investidor suíço especializado em health tech, e pela Portugal Ventures, para além do já referido investimento da GED Ventures Portugal.

Bibi Sattar Marques, partner e membro do Conselho de Administração da GED Ventures Portugal, considera que “é com enorme satisfação e orgulho que passamos a contar com a NU-RISE no portfolio do GED Tech Seed Fund. A solução inovadora apresentada por esta start-up possibilita tratamentos de maior eficiência e precisão. É uma evolução em radioterapia – tratamentos para cancro mais rápidos, personalizados e seguros.”

Para Luís Moutinho e Joana Melo, fundadores da NU-RISE, o investimento da GED Ventures Portugal é fundamental para “prosseguir o trabalho que temos vindo a desenvolver na área da Saúde. Este apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar em novos projetos, para internacionalizar a nossa solução, e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos um pouco por todo o mundo".

A GED é um grupo independente e internacional de gestão de Fundos de Capital de Risco que está presente na Europa, nos Estados Unidos da América e na América do Sul.

Atualmente, gere mais de mil milhões de euros nas áreas de Venture Capital, Private Equity e Infraestruturas, assentes no propósito ESG-friendly ethos, presente desde a sua fundação e incorporado em todos os momentos do ciclo de vida dos seus Fundos.