Pescadores da sardinha reclamam aumento das capacidades de captura.

2020-07-27 17:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os pescadores da sardinha estão descontentes com os limites de captura e exigem maior capacidade.

A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca alega que o stock do recurso sardinha evidencia uma “assinalável recuperação”.

Entende que o despacho que regulamenta o setor impõe limites de captura para o resto do ano de 2020 “muito para além do que seria aceitável”.

“O governo, ignorando todas as evidencias, incluindo os recentes dados dos cruzeiros científicos realizados, que confirmam o que os pescadores insistentemente têm afirmado quanto à abundância do recurso sardinha, e não tendo em conta os sacrifícios feitos pelos pescadores nos últimos anos, insiste numa política de limitação das capturas de sardinha, que desbarata recursos e põe em causa a sustentabilidade económica e social do sector”.

Os pescadores consideram que limitar a atividade da pesca de cerco a menos de quatro meses por ano é o mesmo que dizer “fechem as empresas”.

A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca insiste que as possibilidades de pesca da Sardinha se deveriam situar, este ano de 2020, na ordem das 30.000 toneladas, ao invés das pouco mais de 12.000 toneladas impostas pelos sucessivos despachos governamentais.

Contesta a imposição da proibição da pesca, às quartas-feiras, referindo que “é mais uma machadada” ao sector e “um desrespeito de quem apenas vive do seu salário, que só existe se houver pesca”.