Ílhavo: Frota da autarquia vai passar a consumir Eco Diesel produzido no Porto de Aveiro.

2023-07-04 09:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo e a Prio assinam um acordo para o fornecimento de combustível sustentável produzido no Porto de Aveiro.

Esta parceria vai ser apresentada na manhã desta quarta-feira, às 9h30, nos armazéns gerais da autarquia, em aposta para promover a mobilidade urbana sustentável.

Nesta sessão estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, o Vice-presidente, João Diogo Semedo, e o diretor da Prio, Carlos Baptista.

A frota municipal será abastecida com Eco Diesel, cujo biodiesel incorporado é produzido na Fábrica da Prio, no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

“Esta é uma aposta na sustentabilidade ambiental e económica, que contribui para a preservação do ambiente e valoriza o investimento empresarial local”, explica a Câmara de Ílhavo.

Este Eco Diesel reduz até 18% de gases de efeito de estufa e até 5% do consumo comparativamente com o gasóleo convencional.

Totalmente compatível com a tecnologia diesel, este combustível distingue-se do tradicional gasóleo rodoviário pela incorporação de 15% de biodiesel, a partir de processos de reciclagem de matérias-primas residuais.

Outra mais-valia deste carburante está no facto de a sua utilização não exigir qualquer alteração nos motores dos veículos, significando que as viaturas passam a circular de forma mais sustentável e com menos desperdícios.

Ao todo, são 39 viaturas municipais (33 ligeiros e 6 pesados) que irão passar a consumir o combustível PRIO Eco Diesel (B15), no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Ílhavo com a Prio Energy.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, este é mais um importante passo para a promoção da mobilidade urbana sustentável.

“Optamos por uma combustão mais limpa e com menos emissões de gases com efeito de estufa, de forma a ser possível avançarmos para uma realidade mais verde, equilibrada e ecológica. O nosso compromisso passa também por fazer uma boa gestão da frota, envolvendo todos os colaboradores do Município”.