Ílhavo: Cooperativa de energias renováveis procura investidores locais.

2023-10-18 07:17

Categoria: 

Concelho: 

A primeira cooperativa de energias renováveis de Portugal e a Câmara de Ílhavo juntas no arranque do projeto de partilha de energia renovável.

Com mais de 2 milhões de euros já alcançados, a Coopérnico oferece aos munícipes de Ílhavo a oportunidade de se tornarem proprietários de energia renovável gerada no seu próprio concelho.

O projeto "ACC COMSOLVE" representa um passo significativo na direção do Autoconsumo Coletivo (ACC) e será implementado no âmbito do projeto piloto P2020 COMSOLVE, que integra veículos elétricos no concelho de Ílhavo.

Inicialmente, será instalado um ACC com capacidade de 117,3 kWp na cobertura do edifício dos Paços do Concelho, que partilhará energia entre o Edifício Paços do Concelho e a Casa da Cultura de Ílhavo.

Este sistema irá gerar anualmente cerca de 170 729 kWh de energia, contribuindo para uma redução de aproximadamente 56% no consumo anual de energia desses dois edifícios.O projeto arranca esta quarta, dia 18 de outubro pelas 18h30, e dará prioridade de investimento, em primeiro lugar, aos cooperantes residentes em Ílhavo e, só depois, aos restantes membros da Coopérnico.

Uma sessão de esclarecimento online está agendada para hoje às 18h30, destinada aos cidadãos de Ílhavo e a todos os interessados.

Esta sessão proporcionará informações detalhadas sobre o investimento e esclarecerá dúvidas em direto aos participantes.

Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da cooperativa, explica que se trata de uma ideia “simples”.

“Queremos que os cidadãos sejam os donos da produção de energia renovável instalada no concelho onde vivem. Para que isso aconteça, é preciso que sejam os próprios a investir."

Os munícipes de Ílhavo interessados em investir devem tornar-se membros da Coopérnico, a comunidade de energia de cidadãos que investe em produção renovável em Portugal desde 2013.

Além disso, pretende-se dinamizar a criação de uma comunidade de energia local para que os futuros investimentos em Ílhavo sejam liderados por essa comunidade.