Aveiro: Transição energética é caminho para "pioneiros resilientes" - Ribau Esteves.

2023-09-20 14:43

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Floene lançou hoje, no Centro de Congressos de Aveiro, o programa Comunidades de Futuro e a transição energética mereceu referências pelo grau de resiliência que vai exigir.

Foi durante a conferência ‘Oportunidades dos Gases Renováveis – Novos Negócios, Competências e Profissões”.

No evento, que juntou a sociedade civil, empresários, académicos, representantes do setor social, associações, entidades públicas e privadas, foi debatida a utilização de gases renováveis como o biometano e o hidrogénio na transição energética e na circularidade da economia, bem como a oportunidade que trazem na criação de novas profissões.

Na abertura do evento, Gabriel Sousa (na foto), CEO da Floene, destacou que a adoção de gases renováveis como solução para a transição energética será “tanto mais eficaz quanto maior for a partilha de conhecimento científico e de experiências a nível local e nacional”.

Destacou as tradicionais redes de gás como via para receber energias renováveis (com áudio)

“Portugal tem sido um exemplo na adoção de gases renováveis, em linha com as metas nacionais e europeias, e a região de Aveiro, com o contributo académico, das suas empresas e indústrias, assim como de entidades oficiais, está particularmente bem posicionada para estar na linha da frente desta implementação, com provas dadas no sentido da descarbonização gradual das redes de gás natural”.

José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, fez uma intervenção em torno do tema “Década 2.0 – da Transformação Digital à Transformação Energética”, destacando que a aposta verdadeira e séria na sustentabilidade é capital para Portugal, para a Europa e para o Mundo, cuidando dos seus três pilares: Ambiental, Social e Económico.

“A coragem dos Políticos de decidir escolhendo as melhores das opções disponíveis para cada problema e cada oportunidade, garantindo a tal Sustentabilidade pelos atos consequentes dos discursos, é um recurso fundamental de para a redução da pegada ecológica, garantindo a capacidade de gerir bem os recursos ambientais, humanos e económicos”.

O presidente da Câmara terminou a sua intervenção realçando o contributo “que o município de Aveiro tem dado e vai continuar a dar para a transição digital e enérgica, com alguns projetos emblemáticos, como a rede piloto 5G (com parceiros importantes como a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações e a Altice Labs), o sistema de carregamento elétrico dos Moliceiros, os autocarros elétricos de transporte público e o novo Ferryboat elétrico”.

O autarca admitiu que se trata de uma transição "dura" que enfrenta obstáculos mas que é, tal como todas as mudanças, um caminho para pioneiros resilientes.

Deu o exemplo dos atrasos e os custos associados aos sistemas de carga do ferry elétrico (com áudio)