"Aprovamos as primeiras unidades de gestão florestal. É o início da gestão empresarial" - Secretário de Estado das Florestas.

2018-11-23 14:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Governo assume que a criação de Unidades de Gestão Florestal é uma das apostas centrais para qualificar a floresta.

Separar a dimensão da prioridade da gestão é o objetivo assumido com a profissionalização da gestão para retirar valor e defender o património.

Mensagem deixada pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, na apresentação da Expoflorestal.

O Governo diz que esses mecanismos (Unidades de gestão) estão em curso com a legislação aprovada que vai também apostar na fiscalidade e na renovação do Instituto de Conservação da Natureza (com áudio)

Maio de 2019 volta a ser mês para juntar a fileira da floresta em Albergaria numa região do Baixo Vouga intimamente ligada ao setor.

Luís Sarabando, representante associativo ligado ao setor, abordou o papel e contributo dos agentes para o desenvolvimento da floresta.

Revela que quem está no terreno precisa de ser fazer ouvir junto dos responsáveis políticos (com áudio)

A Expoflorestal é o evento de referência da fileira da floresta não só em Portugal mas também na Península Ibérica. Na última edição, realizada em 2017, foi visitada por cerca de 30 mil pessoas e suscitou o interesse de mais de 200 expositores nacionais e internacionais.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, entidade ligada à organização, confessa que o problema não está no eucalipto mas na forma como se organiza a floresta.

Albano Ferreira, segundo comandante da corporação, entidade representada na organização da Expoflorestal, explica que o mais relevante está na forma de cuidar da floresta no campo da prevenção (com áudio)