Surf no feminino regressa em Agosto à Costa Nova.

2022-07-14 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Surf no feminino na praia da Costa Nova, em Agosto, e com patrocinador local em destaque.

É já no dia 3 de Agosto que arranca a 18ª edição do campeonato mais perfumado do surf nacional e, uma vez mais, a competição começa com a prova de qualificação para atribuição de um «wild card».

Através do «qualifying» da MISS PRIO CUP, as jovens aspirantes a surfistas têm a possibilidade de conquistar um lugar no quadro principal da prova do Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO Surf), onde podem competir com as melhores surfistas nacionais.

Em 2021, Carolina Marques, da Associação Mar de Espinho (AME), foi a grande vencedora da prova de qualificação, naquela que foi a sua estreia no quadro principal de uma prova do Nacional.

“Vai ser um grande desafio e estou muito feliz por poder partilhar as ondas com as melhores surfistas nacionais e também quero aproveitar para aprender com elas”, dizia a surfista de 17 anos, após ter vencido o «qualifying».

“Gostei bastante. Foi a primeira vez que competi neste campeonato, aliás, é o meu primeiro campeonato a sério e até não vinha com grandes expectativas, pelo que estou muito feliz”.

Para poderem participar na prova de qualificação, as jovens atletas interessadas têm de estar federadas, mas não podem constar do ranking da Liga Meo Surf 2022. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada junto da organização, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, no dia da prova.

Após ser encontrada a vencedora do «wild card», a competição realiza-se nos dois dias seguintes (4 e 5 de Agosto) com a disputa do quadro principal.

Como já é habitual durante os três dias do evento, haverá experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo, experiências gratuitas para a população, ações de sensibilização ambiental e distribuição de merchandising.

A PRIO, que já é parceira desde 2019 do evento organizado pela Associação de Surf de Aveiro, fornece, este ano, a sua energia e empresta o seu nome ao campeonato mais feminino do surf português: MISS PRIO CUP.

 

foto: André Neto