Ílhavo: Projeto tecnológico analisa fluxos de tráfego na ponte da Barra, na A25 e nas praias.

2019-10-17 08:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto PASMO (Plataforma Aberta para o desenvolvimento e experimentação de Soluções para a Mobilidade), da responsabilidade do Instituto de Telecomunicações, instalou um conjunto de equipamentos nas praias da Costa Nova e da Barra, bem como na ponte da Barra e ao longo da A25 até Aveiro para analisar fluxos de trânsito.

Estes equipamentos incluem radares fixos e cameras para contagem e classificação de tráfego.

Os objetivos do projeto PASMO incluem a conceção, implantação e comissionamento de uma plataforma aberta à experimentação de um sistema de transporte inteligente, um ecossistema de inovação aberta (Living Lab) onde as empresas poderão validar equipamentos, protocolos, processos, aplicações, standards e serviços.

Este projeto tem parcerias reforçadas com a Câmara Municipal de Ílhavo, com a ASCENDI e com um conjunto alargado de outras entidades que autorizaram a instalação de equipamentos (Clube de Vela da Costa Nova, Bar Contiqui, Bar Bronze, Bar Offshore, Bar Makai, Tribo do Sol, Barra Camping e Supermercado Minipreço).

A plataforma PASMO é constituída por três subsistemas, espelhando as diferentes camadas dos sistemas inteligentes de transportes.

Prevê a coleta de dados (estradas e recursos veiculares), transferência de dados (telecomunicações e infraestrutura de dados) e aplicações.

Estes componentes, com equipamentos, interfaces e dados abertos, estão integrados e disponibilizados a empresas e outras entidades, para experimentação.

O Instituto de Telecomunicações lidera a plataforma tecnológica para o desenvolvimento e experimentação de soluções de mobilidade inteligente no concelho de Ílhavo.