Galitos acusa Federação Portuguesa de Natação de desrespeitar Diogo Carvalho.

2021-11-03 15:22

Categoria: 

Concelho: 

O Clube dos Galitos responsabiliza a Federação Portuguesa de Natação pela ausência de Diogo Carvalho nos campeonatos europeus de piscina curta Kazan 2021.

Solidariza-se com o atleta e exige explicações pela falta de informação a propósito dos critérios de seleção ou de uma palavra para saber qual o momento de forma do nadador.

“O historial do três vezes olímpico Diogo Carvalho e o seu treinador Élio Terrível no Europeu, com duas medalhas de bronze, 21 vezes finalista em 10 edições e recordista em seis provas, certamente merecia pelo menos tratamento idêntico aos seus colegas de seleção pelos responsáveis da FPN”.

O atleta Olímpico está fora do Europeu e o Clube vem a público defender atleta e treinador e solidarizar-se com a sua indignação.

Revela que na reunião com os técnicos federativos, realizada a 5 de setembro, foi transmitido aos técnicos presentes do Clube dos Galitos a não participação da FPN nos Europeus de piscina curta a realizar em Kazan de 2 a 7 de novembro, optando-se pela presença dos atletas da seleção portuguesa nos Mundiais de Abu Dhabi de 16 a 21 de dezembro.

Diogo Carvalho e Élio Terrível ficaram surpreendidos na medida em que os Europeus apenas se realizam de 2 em 2 anos.

No dia 22 de Outubro houve mudança de planos com a FPN a comunicar que afinal iria aos Europeus.

Segundo os clubes não foram indicados critérios de seleção.

“Com efeito, a FPN não fixou, nem informou prévia e atempadamente os Clubes e os seus treinadores, a existência de tempos mínimos ou de outros critérios de seleção para os Europeus. A obrigação de comunicação e informação aos Clubes dos critérios de seleção é da única e exclusiva competência da FPN, pela que a sua falta de comunicação só pode ser assacada à FPN”, adianta o Clube dos Galitos.

Atleta e nadador foram apanhados de surpresa e o Clube diz que tal é desrespeitoso para com um atleta Olímpico.

“Considera o Clube dos Galitos que, neste processo, o nosso atleta olímpico foi desrespeitado, não só pela ausência de critérios de seleção para a referida competição, mas porque, ao contrário do que sucedeu com outros atletas da seleção, a FPN não contactou o Diogo Carvalho, nem o seu treinador  ou o Clube sobre qual era o seu estado de preparação”.