UA lança concurso para promover criação conjunta no Jazz.

2021-07-03 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A UA lança concurso para promover criação conjunta no Jazz.

O Concurso Internacional de Jazz da UA surge para promover a criação no seio dos ensembles emergentes e estreitar a relação com eventos congéneres.

Destina-se a ensembles de Jazz ainda sem trabalhos discográficos publicados e as candidaturas estão abertas até 10 de agosto.

O Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA) está integrado no Campus Jazz e é organizado pela Universidade, através do Centro de Estudos de Jazz (CEJ).

Ação especial por surgir em momento de "profunda crise para as artes performativas e para a música em particular", provocada pelo necessário distanciamento físico a que a situação pandémica do planeta nos obrigou.

Pretende fomentar o incentivo à criação de novas composições no domínio do jazz e a criação de uma nova janela de oportunidade para voltar a criar junto, a tocar junto e a escutar em conjunto.

Aberto a ensembles de jazz que não tenham trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros, independentemente da idade e da experiência musical, o Concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção, através de envio de gravações áudio, e apresentação final, num palco da UA.

O júri, constituído por um docente representante da UA (presidente), dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular, e dois músicos de reconhecido mérito na área, decide sobre a atribuição de três prémios (1500 euros e 500 euros) para melhor ensemble, melhor composição original e melhor arranjo original.

Criado em 2006, o CEJ resultou do acolhimento do acervo do divulgador e autor de programas de rádio e televisão dedicados ao Jazz, José Duarte.

Trata-se do único centro de estudos em Portugal dedicado a este tema, que tem gerado uma forte dinâmica, quer no quadro da investigação, quer no ensino do Jazz a partir dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Música lecionados no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) desta Universidade.

Neste enquadramento, e no sentido de reforçar a importância que o Jazz tem vindo a adquirir na UA e, também, na cidade, na região e no país, a Universidade promove o Campus Jazz, evento anual, ao qual está associado o Concurso Internacional de Jazz.

Os vencedores do CIJ-UA, após a pré-seleção a 16 de agosto e a apresentação final a 9 e 10 de setembro, são anunciados no dia do encerramento do Campus Jazz, 11 de setembro.

Mais informações sobre o Concurso Internacional de Jazz da UA: https://www.ua.pt/pt/campusjazz/concurso