Museu Marítimo de Ílhavo celebra Dia Internacional dos Museus no próximo dia 18 de Maio.

2016-05-11 08:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com diversas atividades para todos os públicos, que se estendem até ao dia 21 deste mês. Para começar, no dia 18, a entrada é livre durante todo o dia, tanto no Museu Marítimo de Ílhavo, como no Navio-Museu Santo André.

Mas o grande destaque do dia é a estreia, às 21h30, da peça de teatro “O Lugre” – fruto de um projeto de teatro de comunidade, com encenação de Graeme Pulleyn e textos de Bernardo Santareno, escritor e antigo médico da frota bacalhoeira. No âmbito da estreia do teatro comunitário "O Lugre" hoje é dia de ensaio de imprensa, às 19h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.

Em fevereiro, com o início dos ensaios, o projeto propôs aos participantes a exploração contemporânea do texto clássico de Bernardo Santareno. Jogos, exercícios e improvisações teatrais estão na base de uma interpretação coletiva desta narrativa do bacalhau e da pesca à linha.

Depois da estreia, a peça será reposta no dia seguinte, 19 de maio, às 21h30. A entrada é limitada a 150 pessoas em ambas as sessões. Os bilhetes estão disponíveis no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André.

Este projeto de teatro comunitário integra-se no contexto da recente reedição da obra de Bernardo Santareno “Nos Mares do Fim do Mundo”, que deu azo também à exposição sobre este tema, patente no Museu Marítimo de Ílhavo.

No dia 21, sábado, há uma série de atividades para todas as idades. Às 11h30, tem início a visita aos Bastidores do Aquário, proporcionando-se a rara oportunidade de acesso à área técnica e reservada do aquário.

As visitas especiais continuam à tarde, mas nas Reservas do Museu, localizadas na cave, onde se preservam tesouros, coleções e memórias intemporais. Na mesma tarde, realiza-se, às 16h00, uma Oficina de Moldagem de Zagaias, também limitada a 15 participantes.

Já à noite, pelas 21h30, será inaugurada a exposição de fotografia “St. John's, porto de abrigo - A frota branca”, de Paul A. Soik. Esta exposição, organizada com o apoio da associação cultural Bind'Ó Peixe, de Vila do Conde, reúne fotografias sobre a frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova da autoria do ilustrador da Arlequim Romance.

Segue-se uma Visita Fora de horas ao Museu, conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, e pelo Consultor do Museu, Álvaro Garrido. Ambas as ações noturnas são gratuitas.