Fado em Albergaria começa com grupo de fados e guitarradas e acaba com Ricardo Ribeiro.

2023-11-22 07:10

Categoria: 

Concelho: 

O Ciclo de Fado regressa ao Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, em quatro dias de espetáculos, e encerra com Ricardo Ribeiro (na foto), acompanhado da Orquestra Filarmonia das Beiras.

Esta quarta-feira, dia 22, às 21h30, no Espaço-Café Concerto, arranque deste ciclo com o grupo de fados e guitarradas de Albergaria-a-Velha Plectru une músicas instrumentais das tradições de Coimbra e Lisboa com vozes cantadas e declamadas na interpretação do universo fadista, popular e interventivo lusófono. A entrada é gratuita.

Amanhã, quinta-feira, dia 23, às 22h, o Espaço Café-Concerto acolhe o espetáculo de Fado de Lisboa, com Pedro Ferreira e Rute Rita.

Na sexta-feira, dia 24, às 21h30, a noite de Fado de Coimbra traz José Branco à Sala Principal para apresentar o primeiro álbum a solo.

“Resumo” é um convite para escutar o retrato autêntico das emoções profundas que ecoam na herança cultural portuguesa do fado.

Com arranjos instrumentais de Diogo Passos, na guitarra clássica, e Hugo Gambóias, na guitarra portuguesa, este álbum celebra o fado com laivos de modernidade e inovação, sem questionar a origem e a tradição. Os preços dos bilhetes são de 2 e 4 euros.

A encerrar o Ciclo do Fado, no sábado, dia 25, às 21h30, Ricardo Ribeiro partilha o palco com a Orquestra Filarmonia das Beiras para uma noite onde revisita os seus mais emblemáticos temas.

Desde 2001, o fadista tem sido uma presença habitual em festivais nacionais e internacionais de música, tendo lançado o primeiro disco em 2004.

No cinema, marcou presença nos filmes “Fados”, de Carlos Saura, “Filme do Desassossego”, de João Botelho, “Rio Turvo”, de Edgar Pêra e no documentário “O Rei Sem Coroa”, de Diogo Varela Silva. Os bilhetes para o concerto custam 10 e 12 euros.