Dinis Mota é um dos vencedores de projeto de mentoria para jovens talentos da música.

2023-12-28 10:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro dá a conhecer os três vencedores do projeto Monitor e o jovem compositor aveirense Dinis Mota (na imagem) é um dos distinguidos.

Duplicou o número de candidaturas a este projeto de mentoria de Aveiro, dedicado a músicos emergentes.

Os vencedores terão acompanhamento de especialistas da área da Música, durante um ano. Cada artista irá receber 2.500 euros.

Numa edição que contou com mais de 70 candidaturas, mais do dobro da anterior, em 2021, os escolhidos foram Dinis Mota (Aveiro), Nayr Faquirá (Cascais) e Bela Noia (Viseu).

Os vencedores darão agora início a um percurso de capacitação, com a duração de um ano, num processo que contará com diversos especialistas na área da Música.

Este acompanhamento, que será adaptado ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada artista e projeto, tem como objetivo partilhar conhecimento aprofundado sobre a indústria da música, apoiar o desenvolvimento de estratégias de crescimento e fornecer ferramentas para uma boa gestão da carreira.

O projeto contempla, ainda, a atribuição, no final do trajeto, de uma verba de 2.500 euros por projeto, para a gravação de um disco, de um videoclipe ou para a realização de uma sessão fotográfica, bem como uma atuação ao vivo, no âmbito da programação do Teatro Aveirense, em setembro do próximo ano.

A convocatória para a edição de 2024, lançada em setembro deste ano, previa a seleção de um projeto de Aveiro e dois de outras localidades de Portugal.

O músico aveirense, de 22 anos, tem trajeto no mundo da música e segue o aprofundamento de estudos académicos.

É estudante da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, onde frequentou no mestrado em Artes e Tecnologias do Som, depois da licenciatura em Produção e Tecnologias da Música.

Tem colaborado com vários artistas e dedicado atenção aos processos criativos pensando a música de forma própria, com assinatura.

O próximo passo será o arranque do respetivo percurso de mentoria, com etapas que passam pela teoria relacionada com a indústria musical em Portugal (players, contratos, remunerações), o marketing musical (tradicional e digital), a comunicação, a marcação de concertos e digressões, os direitos de autor e os direitos conexos, seguindo-se o apoio na definição de uma estratégia para todos os níveis do projeto em questão.

A responsável pelo Monitor é Rafaela Ribas, manager, agente e sócia-gerente da agência aFirma, sendo que a gestão, organização e produção deste projeto está a cargo do Teatro Aveirense.

Conta com o contributo de 11 especialistas em várias áreas do setor cultural.

Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico para a Cultura