Cineteatro Alba apresenta programação para os últimos meses do ano.

2023-09-04 08:44

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Mafama e “Garota não” na reentrada do Cineteatro Alba.

Após a pausa de verão, o Cineteatro Alba reabre com propostas artísticas variadas, incluindo o regresso de projetos já bem conhecidos do público como o “MI – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha”, o “Ciclo do Fado” e “OuTonalidades”.

O ciclo de programação arranca na noite de 23 de setembro com A Garota Não, que canta a intervenção na reflexão sobre os tempos que vivemos.

Também na área da música, Pedro Mafama pisa o palco do Cineteatro Alba a 28 de outubro com a sua combinação singular de sons eletrónicos, urbanos e música tradicional.

O ciclo “OuTonalidades”, que promove talentos emergentes, apresenta duas propostas a Albergaria-a-Velha – Aníbal Zola a 26 de outubro e Catarina Munhá, a 2 de novembro.

O “Ciclo do Fado” está de regresso ao Cineteatro Alba entre 22 e 25 de novembro explorando as várias abordagens a este estilo musical.

Na primeira noite, os Albergarienses Plectru interpretam o “universo fadista, popular e interventivo lusófono”, seguindo-se uma Noite de Fado de Lisboa, com os jovens intérpretes Pedro Ferreira e Rute Rita a 23 de novembro.

Do Fado de Lisboa para o Fado de Coimbra, José Branco apresenta o seu primeiro álbum a solo “Resumo” a 24 e, na última noite do ciclo, Ricardo Ribeiro partilha o palco com a Orquestra Filarmonia das Beiras criando uma nova sonoridade para as suas músicas mais emblemáticas.

Na área do Teatro, “Pela Ponta do Nariz” conta a divertida história de um primeiro-ministro que é assaltado por uma severa comichão no nariz cada vez que tenta discursar, o que o leva a procurar um prestigiado psiquiatra.

Esta comédia, que junta Aldo Lima e José Pedro Gomes, é apresentada no Cineteatro Alba na noite de 14 de outubro.

No mês seguinte, a 11 de novembro, a proposta é “O Meu Nariz é Árabe”, uma cocriação d’Orfeu Associação Cultural e Companhia João Garcia Miguel, que celebra as nossas raízes árabes e a sua influência na forma de ver a vida e na poética de sentir o mundo.

O MI – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha, um projeto que visa formar públicos para a Cultura desde tenra idade, é outro dos regressos no último trimestre de 2023, com espetáculos entre 16 e 19 de novembro.

As propostas são “Piano Oceano”, de Mariana Miguel (16); “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama, numa sessão especial “Histórias em Pijama” (17); “A cantar o planeta vamos preservar”, uma produção MUDA’TE (18); e “Doo Ba Wooo”, da Companhia Música Teatral, no dia 19. No MI, poderá também ser visitada a instalação “Inventário dos Frutos #5”, de 9 a 30 de novembro. Integrado no festival, mas a decorrer na Biblioteca Municipal, vai ser realizada a oficina de ilustração e narrativa visual “Cantaroler”, com Carlo Giovani e Luís Castro (18 de novembro).

Quanto à promoção dos projetos artísticos locais, o público pode contar com o café-concerto do grupo “Senhora Dona Veste Ganga” (28 de setembro) e o Ciclo Bandas em Concerto com a Associação de Instrução e Recreio Angejense (26 de novembro) e com a Banda Recreativa União Pinheirense (3 de dezembro).

O projeto de inclusão social através das Artes “Pontes Sonoras” também faz parte da agenda do trimestre.

Sob o tema “Clássico”, utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha vão partilhar o palco com elementos da comunidade na noite de 2 de dezembro, para apresentar um espetáculo que mistura várias áreas performativas.

Além da instalação “Inventário dos Frutos #5”, da Companhia de Música Teatral, o Cineteatro Alba vai ter patente mais duas exposições em setembro e outubro: “Seeds – Means for a Sustainable Art Practice”, da Associação Quinta das Relvas, e “Um Dia foi Desenho”, exposição coletiva inserida no Ciclo “O Desenho Como Pensamento”.