11:00

ambiente-um minuto

Sacos compostáveis

29, Agosto 2022

Terão já reparado que, agora, muitos dos super/hipermercados disponibilizam para o serviço de frutaria e legumes, uns sacos diferentes. São mais macios, ligeiramente baços e dizem-se compostáveis.

Pois é, não são sacos de plástico produzidos a partir de derivados do petróleo, podem ser produzidos a partir de substâncias orgânicas variadas e biodegradáveis, mas não são de papel, são de bioplásticos. Dizem-se bioplásticos porque embora não sendo feitos de plástico, têm propriedades que lhes permite ter um uso semelhante ao dos plásticos comuns.

Em condições adequadas de humidade e temperatura, os microrganismos decompõem os sacos compostáveis, por isso a sua reciclagem é feita em conjunto com os resíduos vegetais da cozinha e os de jardim, servindo para os acondicionar antes de irem para o contentor de orgânicos.

Assim, os sacos feitos de bioplásticos - os compostáveis - mesmo que vazios, não devem ser colocados no ecoponto amarelo das embalagens, ou azul do papel, dever ir para onde forem os restos de alimentos.

A substituição de sacos de plástico comum por sacos compostáveis é benéfica para o ambiente, pois enquanto os sacos plásticos comuns levam cerca de 450 anos a decompor-se, quando dispersos no ambiente, os compostáveis decompõem-se em cerca de 6 meses e foram produzidos a partir de recursos renováveis.

Paula Gomes

Podcasts:

19, Setembro 2022

Já ouviu falar do Greenfest?

Não? Trata-se de um dos maiores eventos de sustentabilidade em Portugal, que conta já com 15 anos de existência. É verdade. O festival inclui 3 eventos, realizados em 3 diferentes cidades do país: Braga, Valongo...

12, Setembro 2022

O ano letivo está a começar. Para os mais pequenos, na escola primária, aos maiores na Universidade. E é a todos eles que nos dirigimos. Que comecem bem e a melhor sorte do mundo para mais este ano! Que sirva para muita aprendizagem e promova o...

5, Setembro 2022

Depois de um mês de férias estamos de volta às rotinas escolares e de trabalho, e porque não aproveitar para nos inspirarmos a ter uma atitude mais ecológica neste regresso.

Qualquer passo que pudermos dar é importante e mesmo que não...

22, Agosto 2022

O Verão chegou e com ele vêm as saladas, as sopas leves, as frutas variadas, e quando dá por ela, o saquinho da banca da cozinha enche-se de resíduos, que são bons para as galinhas, se as tivermos!

Estes são os bioresíduos que podemos usar...

15, Agosto 2022

Há umas semanas atrás o Oceano inundou Lisboa e não foi uma tragédia. Milhares de pessoas deram à costa para falar sobre o oceano comum, sob o tema “Salvar o Oceano, proteger o nosso futuro”. Tratou-se da segunda Conferência das Nações Unidas...

8, Agosto 2022

Lembra-se de há uns tempos atrás termos falado do projeto REAP da Universidade de Aveiro? Um projeto que visa que alunos e trabalhadores da UA poderem ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam.  

Pois é, saiba que a partir...

1, Agosto 2022

As candidaturas ao ensino superior estão aí.

Acredito que nesta altura já quase todos saibam o que gostariam de estudar e candidatar-se… mas para os mais indecisos ou os que desconhecem toda a oferta formativa, hoje falamos-vos de uma...

25, Julho 2022

As férias estão quase, quase aí!! E apesar de ser o momento perfeito para relaxar e usufruir,

podemos fazer isso de uma forma sustentável e sem aumentar a nossa pegada de carbono!

Aqui ficam algumas dicas para tornar as suas ferias...

18, Julho 2022

A Universidade de Aveiro é parceira do Projeto europeu FairFood for a Smart Life. Este projeto tem como objetivo contribuir para a saúde da população através de uma educação nutricional inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados,...

11, Julho 2022

Sabia que em abril a Universidade de Aveiro lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade depositar embalagens de alumínio e PET e receber por isso.

Esta devolução é realizada em equipamentos...