11:00

ambiente-um minuto

Carnaval (em casa) sustentável

15, Fevereiro 2021

Este ano, o Carnaval será diferente: não há férias, não há festas e nem desfiles Carnavalescos. Mas nem por isso se perde a folia: há muitas formas divertidas de celebrar o Carnaval em família, mesmo em casa!

Será muito divertido dar asas à imaginação e fazer um disfarce original e sustentável. De certeza que em casa não faltam tecidos e embalagens de cartão ou de plástico, ou seja, materiais ótimos para fatos de carnaval reciclados. Damos algumas ideias:

Com uma caixa de cartão pode fazer tudo, desde a carapaça de uma tartaruga a um dinossauro ou até uma peça de lego. Com garrafas de plástico pode fazer um fato de astronauta ou mergulhador. Se tem máscaras dos outros anos pode reutilizar e dar-lhes um toque diferente. Um acessório diferente transforma uma princesa numa feiticeira, um marinheiro num pirata ou uma bailarina numa fada!

Vai ver que os mais pequenos (e os maiores tb) vão ficar mais orgulhosos pelo fato ter sido feito em casa, e com a ajuda deles ainda mais!

Por isso...mesmo em casa... divirta-se neste Carnaval e seja amigo do ambiente ao mesmo tempo!

Diana Patoilo

Podcasts:

22, Fevereiro 2021

Os estudos dizem que 9 em cada 10 pessoas acredita que cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade? No entanto, nem sempre isso acontece, no nosso dia a dia-a-dia temos hábitos difíceis de mudar, ou porque dá...

8, Fevereiro 2021

Ainda se lembra do nosso desafio para 2021? 12 passos (em jeito das 12 passas) que podem mudar o Ambiente para melhor, e ter um Ambiente Novo neste Ano Novo?

Pois é, hoje falta dizer-lhe os últimos 4 passos a tomar (do total de 12). E aqui...

1, Fevereiro 2021

Como correm os primeiros passos/desafios? Já há algum feito? Esperamos que sim...e acima de tudo...contamos todos consigo (e connosco!).

Hoje dizemos os próximos 4 passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

5. Optar por...

25, Janeiro 2021

O prometido é devido...e aqui estamos para lhe lançar os 4 primeiros passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

1. Optar por mobilidade sustentável, seja de bicicleta ou a pé (nem que seja só para aqueles percursos pequenos ou...

18, Janeiro 2021

Quando um novo ano começa, é como se um mundo novo tivesse lugar e as mudar é uma palavra chave. Por isso é costume na passagem de ano pegarmos em 12 passas e a pensar nos desejos para cada uma delas. Uma tradição antiga e espalhada pelo mundo......

11, Janeiro 2021

É verdade que 2020 ficou marcado pela pandemia de Covid-19, e apesar de um aumento da consciencialização da importância da sustentabilidade e da diminuição das emissões por força do confinamento, as consequências provocadas pelas alterações...

28, Dezembro 2020

No Natal é típico nas cozinhas portuguesas o cheiro dos tradicionais doces fritos, como rabanadas, bilharacos, sonhos, filhós, coscorões, etc. Já pensou na quantidade de oléo usado nesta época? E o que fazer ao óleo usado?

Nunca o descarte...

21, Dezembro 2020

Muitos dos alimentos que usamos fazem uma longa viagem desde climas exóticos até à bancada das nossas cozinhas. O café é um deles, e nada melhor num dia de inverno do que o cheirinho de café acabadinho de fazer. Normalmente as borras de café...

14, Dezembro 2020

Acredito que já todos saibam, mas é sempre bom lembrar que o Solo é um importante recurso natural, assegurando várias funções e serviços fundamentais para a vida na Terra.

E a sua importância é reconhecida com a celebração  do Dia...

7, Dezembro 2020

A contagem decrescente para o Natal já começou...já fez a sua a árvore de Natal! Se não, ainda vai a tempo de escolher a opção mais sustentável e ajudar o ambiente! Podemos escolher entre três tipos de arvore de Natal: Arvore de Natal artificial...

Em Agenda:

1, Março 2021

O frio que sentimos em Dezembro e Janeiro ainda está na nossa memória, certo? Mas de alguma forma, esta chuva faz-nos ter saudades desses dias de sol...não?

Sabiam que durante esse período bateram-se records de consumo de biomassa/lenha? É...

8, Março 2021

Com certeza que já foi ou conhece alguém que foi testado ao COVID-19. A recolha com a zaragatoa pelo nariz e garganta é bastante desconfortável, dispendiosa e resulta em grandes quantidades de material médico descartável.

Foi a pensar nisso...

15, Março 2021

Já não é novidade que o uso de máscaras para proteção da covid-19 está a criar um "tsunami" de resíduos extra produzidos. A quantidade de plásticos não reutilizáveis aumentou exponencialmente. E muitos desses materiais já estão espalhados no...