11:00

ambiente-um minuto

Um novo R no bom ambiente

9, Novembro 2020

Certamente já ouviu falar da máxima “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Estes são os três R’s que há muito entraram no nosso quotidiano, e que nos ajudam a poupar a carteira e o planeta. Hoje falamos de um quarto: R de Reparar.

Reparar é recuperar um equipamento, normalmente um electrodoméstico, que ainda está em condições operacionais mínimas, de forma a prolongar a sua vida útil, e com a funcionalidade original. Embora muitas vezes seja esquecido, convém relembrar que podemos e devemos reparar tudo! Máquinas de lavar, televisores, telefones, aspiradores, computadores… e até o rádio onde nos escuta agora.

Infelizmente, o aumento do poder de compra e a diminuição do preço dos electrodomésticos faz-nos muitas vezes comprar um produto novo e descartar o avariado, e nem sequer ponderamos a sua reparação. Isto tem um custo muito elevado no ambiente, uma vez que gera fluxos enormes de resíduos difíceis de tratar.

Por isso, na hora de comprar, pense que é sempre preferível pagar um pouco mais por um electrodoméstico que dure mais tempo, e que seja passível de reparação mesmo fora da loja onde o adquiriu. Desta forma, estará não só a ajudar o ambiente, mas também todo o pequeno comércio dedicado à reparação de electrodomésticos, que tanto perdeu com o advento das coisas descartáveis!

Fique ainda com esta curiosidade: a cultura japonesa há muito tempo que valoriza a reparação de objectos cerâmicos partidos – é a técnica de kintsugi. Há uma filosofia por detrás: ao reparar a peça, está-se a aceitar o seu desgaste natural e a prolongar o seu papel na nossa vida.

Não deveríamos proceder assim com tudo o que temos à mão…?

Flávio Silva

Podcasts:

18, Janeiro 2021

Quando um novo ano começa, é como se um mundo novo tivesse lugar e as mudar é uma palavra chave. Por isso é costume na passagem de ano pegarmos em 12 passas e a pensar nos desejos para cada uma delas. Uma tradição antiga e espalhada pelo mundo......

11, Janeiro 2021

É verdade que 2020 ficou marcado pela pandemia de Covid-19, e apesar de um aumento da consciencialização da importância da sustentabilidade e da diminuição das emissões por força do confinamento, as consequências provocadas pelas alterações...

28, Dezembro 2020

No Natal é típico nas cozinhas portuguesas o cheiro dos tradicionais doces fritos, como rabanadas, bilharacos, sonhos, filhós, coscorões, etc. Já pensou na quantidade de oléo usado nesta época? E o que fazer ao óleo usado?

Nunca o descarte...

21, Dezembro 2020

Muitos dos alimentos que usamos fazem uma longa viagem desde climas exóticos até à bancada das nossas cozinhas. O café é um deles, e nada melhor num dia de inverno do que o cheirinho de café acabadinho de fazer. Normalmente as borras de café...

14, Dezembro 2020

Acredito que já todos saibam, mas é sempre bom lembrar que o Solo é um importante recurso natural, assegurando várias funções e serviços fundamentais para a vida na Terra.

E a sua importância é reconhecida com a celebração  do Dia...

7, Dezembro 2020

A contagem decrescente para o Natal já começou...já fez a sua a árvore de Natal! Se não, ainda vai a tempo de escolher a opção mais sustentável e ajudar o ambiente! Podemos escolher entre três tipos de arvore de Natal: Arvore de Natal artificial...

30, Novembro 2020

Já conhece a “Sexta-feira Verde”? foi criada em 2017 e realiza-se no mesmo dia. A ideia é que os consumidores, em vez de aproveitarem os descontos massivos desta época para comprarem novos bens, alguns dos quais se calhar nem precisam, possam...

23, Novembro 2020

Já pensou nos riscos associados ao uso de pesticidas na agricultura moderna? Será que existem riscos para o ambiente? E para a nossa saúde?

É para dar resposta a estas questões que surgiu o projeto SPRINT – acrónimo do título: Transição...

16, Novembro 2020

Já se deve ter apercebido que o contexto da pandemia fez passar para segundo plano muitos problemas ambientais. Um dos mais importantes é a poluição por plásticos, e já deve ter visto imagens dramáticas de ilhas de plástico nos oceanos, ou de...

2, Novembro 2020

O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro. Esta data foi criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de controlar os gastos e de ter um “pé de meia” para usar no caso de algum imprevisto.

...

Em Agenda:

25, Janeiro 2021

O prometido é devido...e aqui estamos para lhe lançar os 4 primeiros passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

1. Optar por mobilidade sustentável, seja de bicicleta ou a pé (nem que seja só para aqueles percursos pequenos ou...

1, Fevereiro 2021

Como correm os primeiros passos/desafios? Já há algum feito? Esperamos que sim...e acima de tudo...contamos todos consigo (e connosco!).

Hoje dizemos os próximos 4 passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

5. Optar por...

8, Fevereiro 2021

Ainda se lembra do nosso desafio para 2021? 12 passos (em jeito das 12 passas) que podem mudar o Ambiente para melhor, e ter um Ambiente Novo neste Ano Novo?

Pois é, hoje falta dizer-lhe os últimos 4 passos a tomar (do total de 12). E aqui...