Voluntárias de Aradas oferecem objetos de apoio a doentes com cancro.

2023-11-07 07:12

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de 40 voluntárias de Aradas, em Aveiro, dedicou parte do seu tempo no mês de outubro a costurar com um propósito solidário.

O resultado desta iniciativa, integrada no “Outubro Rosa” – mês da prevenção do cancro da mama, materializou-se em cerca de 450 adereços – entre turbantes, lenços e sacos de dreno - para doentes oncológicas, entregues, esta segunda-feira (6), à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.

É o segundo ano de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) neste âmbito.

Em 2022, este grupo de mulheres, em resposta ao repto lançado pela instituição e pela Junta de Freguesia de Aradas, entregou 1500 almofadas do coração, um suporte para vítimas de cancro da mama, concebido para colocar debaixo do braço de forma a proporcionar alívio da dor e redução do edema provocado pela cirurgia, diminuição da tensão nos ombros, entre outros benefícios.

Um ano depois, o desafio foi maior - pela dificuldade na confeção, até porque apenas algumas das voluntárias são costureiras de profissão -, mas esta é uma realidade que “tornou o trabalho ainda mais estimulante”, garante Catarina Barreto, presidente da Junta de Freguesia de Aradas, também ela sobrevivente de cancro da mama.

“No meu tempo não havia nada disto e, por isso, ainda mais valor dou a este trabalho, cuja importância vai muito além do valor monetário das peças, é muito amor envolvido na sua confeção”, conclui.

Cada uma das unidades foi, ainda, embrulhada pelas voluntárias e acompanhada de uma mensagem: “Força de Viver, Força de Renascer”.

Eliana Gonçalves, responsável pelo voluntariado comunitário da LPCC.NRC, sublinha a “mobilização comunitária deste grupo de mulheres, que se reúne apenas com este propósito, para promover o bem-estar de outras mulheres”.

Ao todo foram entregues 316 turbantes (para mulheres e crianças), 110 sacos de dreno (utilizados no período pós-mastectomia) e 19 lenços, unidades produzidas com diversos materiais reutilizados e que serão agora doadas a doentes oncológicas da região Centro.