Universidade de Aveiro recebe encontro de trabalho sobre tecnologias quânticas na Europa.

2024-02-09 13:51

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro recebe o Workshop ''Quantum Communications Network''.

Este evento está marcado para os dias 26 e 27 de fevereiro, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.

É organizado pelo Grupo de Comunicações Quânticas do Instituto de Telecomunicações (IT Aveiro) e desenvolvido no âmbito do projeto PTQCI (Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa). O evento visa reunir intervenientes no campo das tecnologias quânticas para discutir e trocar ideias sobre a implementação da futura rede de comunicações quânticas, a nível nacional e europeu.

As apresentações serão dedicadas ao projeto PTQCI e a outras redes quânticas internacionais (Espanha, Áustria e EUA), envolvendo o governo, entidades industriais e instituições académicas.

Mário Campolargo, Secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa de Portugal; Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro (UA); João Paulo Firmeza, Diretor-Geral da Estratégia Digital e de Inovação na Altice Labs; e José Carlos Pedro, Presidente do Instituto de Telecomunicações, participam na sessão de abertura no dia 26 ao início da tarde.

O principal objetivo do consórcio PTQCI é desenvolver e implementar a infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito da Rede Europeia de Comunicações Quânticas, iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa nos próximos anos.

O consórcio é composto por universidades e centros de pesquisa como o IT, o ISEL e o IST; entidades nacionais como o GNS, IPQ e FCCN; entidades industriais como Deimos, Adyta, Omnidea e Warpcom, e empresas de telecomunicações, nomeadamente a IP Telecom e a Altice Labs.