UA recebe avaliação sobre contributo dos Fundos Europeus na Formação Avançada.

2019-02-12 15:16

Categoria: 

Concelho: 

O Seminário de Avaliação sobre o Contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para a Formação Avançada vai contar com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.

A avaliação afere, periodicamente, se o Programa está a produzir os efeitos esperados, analisando a relevância, coerência, eficácia, eficiência, impacto e sustentabilidade dos apoios que virá a conceder ou já concedeu para promover a elevação das qualificações das pessoas e as suas condições de empregabilidade, tendo por objetivo contribuir para decisões de política e programáticas baseadas em evidências.

Este encontro realiza-se esta quarta, entre as 10h00 e as 12h00, na Sala de Atos Académicos, na Reitoria da Universidade de Aveiro (UA).

O objetivo da iniciativa é divulgar e discutir as conclusões e recomendações do estudo feito sobre os apoios europeus no âmbito da Formação Avançada entre 2007 e 2018 e contará com um painel diversificado de personalidades e atores.

Estes apoios europeus a Bolsas de Doutoramento, Pós-doutoramento e Programas Doutorais, no período de programação do QREN e PT2020, concretizaram-se via Fundo Social Europeu (FSE).

A sessão de abertura contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, bem como do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e do presidente do Programa Operacional Capital Humano (POCH), Joaquim Bernardo.

Após a apresentação dos resultados e recomendações do estudo de avaliação pelo Consorcio IESE, Improve Consult e PPLL, haverá lugar a uma mesa redonda composta por Cristina Jacinto, vogal do Conselho Diretivo do PO CH, Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro e presidente do Conselho Diretivo do PO Centro 2020, António M. Cunha, da Universidade do Minho, em representação do Conselho Reitores das Universidades Portuguesas, Paulo Baptista, da Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica, Helena Pereira, vice-Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fernando Gomes Martins, diretor do Programa Doutoral de Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química da Faculdade de Engenharia/Universidade do Porto, e João Marques, R&D project manager da GALP.

A sessão de encerramento do evento contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.