UA em projeto internacional sobre recargas de areia no litoral da Holanda.

2023-07-27 10:59

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra uma parceria em projeto de milhões sobre alimentação artificial de areia.

O projeto "SOURCE: Sand nOURishment strategies for sustainable Coastal Ecosystems", do qual a Universidade de Aveiro (UA) é um dos parceiros através do Departamento de Engenharia Civil (DECivil), recebeu um financiamento de cinco milhões de euros.

Com seis anos de duração e coordenado pela Universidade de Twente, este projeto pretende fornecer conhecimento e estratégias de alimentação artificial de areia, para atenuar a subida do nível do mar nas zonas costeiras.

Segundo Carlos Coelho (na foto), professor do DECivil, investigador do Centro de Investigação de Riscos e Sustentabilidade na Construção (RISCO) e coordenador desta iniciativa na UA, "o projeto SOURCE visa disponibilizar conhecimento e ferramentas sobre estratégias de alimentação de areia para adaptar o litoral à subida acelerada do nível do mar".

"O SOURCE vai fornecer conhecimento científico, modelos e ferramentas para desenvolver e avaliar estratégias de alimentação de areias, num processo de cocriação com as várias partes interessadas da sociedade", frisa. Pretende-se compreender os ecossistemas costeiros, criando modelos capazes de prever os impactos da alimentação artificial das areias: quantificar os custos e os benefícios económicos, sociais, culturais e ambientais que daí poderão advir".

No âmbito deste projeto serão considerados dois laboratórios vivos de alimentação artificial de areias ao longo da costa dos Países Baixos, monitorizados e avaliados pelos investigadores do SOURCE", explica o investigador.

Ao associar-se ao projeto SOURCE, a UA reforça a sua posição nacional e internacional na investigação de medidas de mitigação dos problemas de erosão costeira e adaptação às alterações climáticas, ao partilhar o seu know-how nesta matéria com os intervenientes neste projeto, destaca.

Carlos Coelho visitou a Universidade de Twente, em maio de 2022, no âmbito de uma missão Erasmus + de mobilidade docente, tendo ao mesmo tempo promovido reuniões para avaliação de oportunidades de colaboração. Foi precisamente no seguimento desses contactos que surgiu o convite para que a UA integrasse este projeto.

O docente desenvolve investigação relacionada com o desempenho de alimentação artificial de areias, análises custo-benefício de medidas de mitigação do problema da erosão costeira e modelos participativos de gestão do litoral.

O SOURCE tem a duração de seis anos e teve início em julho de 2023.

O financiamento foi obtido através do “Dutch Research Agenda” e envolve 25 entidades dos Países Baixos, entre universidades (University of Twente, Deltares, Utrecht University, Delft University of Technology, Wageningen University, Wageningen Marine Research, HZ University of Applied Sciences, Vrije Universiteit Amsterdam ), organizações governamentais, institutos de investigação e indústria e, ainda, sete parceiros internacionais: Flanders Hydraulics Research (Bélgica), Coastal Protection Engineering (EUA), Coastal Science & Engineering (EUA), Centre for Environment, Fisheries, and Aquaculture Science (Reino Unido), United Nations University (Alemanha), US Army Corps of Engineers (EUA) e Universidade de Aveiro.