UA e Altice apresentam protótipo de micro-satélite de monitorização atmosférica massiva.

2023-10-09 07:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo da Universidade de Aveiro desenvolveu um protótipo de um micro-satélite de monitorização atmosférica massiva, que foi selecionado para ser lançado e testado em condições reais dia 12 de outubro em Bréscia, Itália.

O Bei-Sat foi desenvolvido por um grupo composto por Matilde Costa, Lucas Pinto, Pedro Soares, Gonçalo Ferreira, Filipe Lopes e Henrique Chaves, da Universidade de Aveiro, e ainda Jerry Cunha, da Altice Labs.

Criação, de raiz, de um micro-satélite com metade do peso e o dobro da capacidade de processamento de equipamentos similares, devido essencialmente à adoção de soluções disruptivas nomeadamente no desenho e execução da central de processamento, no material e forma da estrutura exterior, no protocolo de transmissão de dados, na configuração tripla do paraquedas e pela adoção intensiva de algoritmos avançados de Machine Learning para aumentar a quantidade, qualidade e a rapidez de análise dos dados atmosféricos obtidos.

Os objetivos deste projeto estão alinhados com a estratégia espacial nacional de transformar Portugal numa nação espacial em 2030 - "Portugal Space 2030".

Projeto apoiado e co-financiado pelo Instituto de Telecomunicações, PT Space e Space Azores.

Se forem necessárias informações ou esclarecimentos adicionais por favor contactar Jerry Cunha, mail: jerry.mbcunha@gmail.com e Tlm: +351 915284591