UA: Departamento de Física inaugura de Planetário Portátil Digital na festa dos 47 anos.

2023-10-18 08:56

Categoria: 

Concelho: 

O Departamento de Física da Universidade de Aveiro assinala os 47 anos de atividade e inaugura um Planetário Portátil Digital.

A cerimónia do Dia do Departamento tem início, às 10h30, no Auditório do DFis, e conta com a participação do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.

Este será momento para a entrega dos prémios aos melhores alunos, prémio Teaching Hero@DFis, e prémio Funcionário do Ano@DFis.

O programa prossegue com a inauguração do Planetário Digital Portátil do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, onde após uma apresentação sobre a importância desta nova infraestrutura, será exibida a produção do Observatório Europeu do Sul, “From Earth to the Universe” (“Da Terra ao Universo”) totalmente em português, em duas sessões na 4ª feira dirigidas à comunidade departamental, e 4 sessões na 5ª feira vocacionadas para as escolas secundárias da região de Aveiro (todas a realizar no átrio do edifício da Reitoria).

O Planetário Digital é um equipamento de divulgação de ciência de última geração, permite aos seus visitantes a experiência de simulação do céu noturno e viajar pelo cosmos, através da projeção numa cúpula insuflável de 6 metros de diâmetro interno, e estará disponível a partir de novembro para visitas a escolas.

A exploração deste novo equipamento será feita em colaboração com a Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA).

Pelas 13h00, a comunidade departamental reúne-se para um almoço-convívio e o bolo de aniversário comemorativo, trocando experiências e partilhando de um momento relaxado que visa contribuir para o reforço dos laços de proximidade entre todos.

Durante a tarde, o Concurso de trivia (Concurso Quiz (14h45), organizado pela EPS Young Minds - Secção de Aveiro, convida a um ritmo rápido e desafiante, os participantes serão desafiados a responder a perguntas das diferentes áreas da Física.

O programa termina com uma Noite de Astronomia - Observação com Telescópios Ótico e Digital, pelas 21h30, organizada e oferecida pela FISUA à comunidade departamental.

 

Foto: Fisua