Seminário sobre 'Saúde Mental dos Adolescentes' realizado em Anadia.

2023-10-20 17:59

Categoria: 

Concelho: 

O Cineteatro Anadia acolheu um seminário dedicado à Saúde Mental dos Adolescentes na comunidade, promovido por um Grupo de Enfermeiros de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, com o apoio do Município de Anadia.

Cerca de duas centenas e meia de pessoas, entre pais, professores e profissionais de saúde, estiveram presentes no seminário, onde foram abordadas temáticas muito relevantes e atuais, sobre os sinais e sintomas de alerta das doenças/perturbações mentais dos adolescentes.

De forma a dar resposta a esta problemática foi apresentado neste seminário, pelos responsáveis do Grupo de Enfermeiros, um programa designado “Mente Ciente” que começará a ser dinamizado a partir do próximo mês de novembro, com o objetivo de ir ao encontro da comunidade, abrangendo os 24 concelhos que encaminham as crianças/adolescentes/jovens com questões relacionadas com a perturbação mental para o Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Este programa visa sensibilizar e consciencializar a população, nomeadamente, pais, professores e auxiliares de ação educativa para os sinais e sintomas que devem estar atentos no comportamento dos adolescentes e ajudar a identificar e intervir precocemente junto daqueles que evidenciam vulnerabilidades particulares. O programa conta com uma parte prática de aplicação dos conhecimentos, estratégias adaptativas e de ajustamento, que permitam prevenir e ou gerir os possíveis problemas e ou perturbações mentais dos adolescentes.

O seminário foi repartido por três painéis. No primeiro, foi dada voz a um grupo de profissionais que abordaram os temas: surto psicótico, comportamentos alimentares e identidade de género e ideação suicida e comportamentos auto lesivos.

No segundo, abordou-se a visão dos cuidados de saúde primários, incluindo a saúde escolar, e da comunidade escolar, representada pela equipa de enfermagem da UCC de Anadia e pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia.

O último painel contou com diversos especialistas da área da psicologia, abordando os comportamentos disruptivos da adolescência e da enfermagem especializada em saúde mental e psiquiátrica que abordaram a dependência dos ecrãs e a comunicação na adolescência.

O evento incluiu ainda momentos culturais protagonizados por adolescentes, do Agrupamento de Escolas de Anadia, nas áreas da música e do canto.

De sublinhar ainda que as sessões de abertura e encerramento contaram com as presenças, respetivamente da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e da vereadora com o Pelouro da Saúde, Jennifer Pereira, que destacaram a pertinência da temática em análise, deixando ainda um agradecimento público aos oradores, aos participantes e à organização do evento que contou ainda com a colaboração da Escola Profissional de Anadia.