Semana Santa assinalada em Aveiro também com iniciativas da Câmara Municipal.

2019-04-10 16:53

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove de 13 a 21 de abril a celebração da Semana Santa em Aveiro, com a realização de várias atividades de cariz cultural, desde concertos, exposições, dias abertos nos Museus e visitas guiadas. O grande evento que assinala o inicio da programação municipal da Igreja das Carmelitas “La Conversione di Un Cavallo” e o “Grande Concerto da Páscoa”, é no dia 17 de abril, quarta-feira santa, às 21h30, na Sé de Aveiro. Um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro Voz Nua.

Do programa, destaque para o “Há Noite nas Carmelitas” que irá proporcionar espetáculos únicos durante esta semana, sempre às 21h30, na Igreja das Carmelitas.

No dia 14 de abril Domingo, terá lugar a peça de Teatro “La Conversione di Un Cavallo” pela Companhia italiana “Ludovica Rambelli”.

Dada a procura entretanto ocorrida foi decidido alargar este evento a quatro sessões, todas neste Domingo, pelas: 18:00H, 19:00h, 21:30h e 22h30 sendo a entrada livre, mas limitada a 150 pessoas por Sessão.

No dia 16, terça-feira, realiza-se o concerto “Cantos da Quaresma”, pelos Sons Vadios. Um espetáculo que visa apresentar a tradição musical portuguesa de época.

A 18 de abril, quinta-feira, decorrerá o “Concerto de Páscoa” pelo Ensemble de Música de Aveiro e no dia 20, sábado, a Igreja das Carmelitas receberá o “Concerto Carmina Cordis Ensemble” (Cantos de Devoção dos séculos XVI e XVII).

Há Noite nas Carmelitas com Concertos, Grande Concerto da Páscoa de Aveiro pela Orquestra Filarmonia das Beiras, Dia Aberto dos Museus, Procissão do Enterro do Senhor, Visita Guiada ao Património Religioso e Encontro de Coros.

"Por forma a valorizar o património organístico, centrado nos órgãos em funcionamento nas igrejas de Aveiro", serão realizados de 14 a 21 de abril, sempre às 17h30, quatro concertos de compositores portugueses.

No próximo fim de semana, 13 e 14 de abril terá lugar a edição especial de Páscoa do Artes no Canal, das 9h30 às 19h00, com atividades na Rua Direita, Praça Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Christo, Largo do Mercado Manuel Firmino e outros espaços.

De 18 a 28 de abril, das 10h00 às 19h00, decorrerá no Mercado José Estevão a Edição Páscoa de Artes e Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo.

Dia 20 de abril, sábado, será promovido o “Encontro de Coros”, organizado pelo Coro de São Pedro de Aradas, na Igreja de Jesus, às 17h30.

Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de visitar gratuitamente os Museus e Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância.

O Dia Aberto dos Museus de Aveiro acontecerá no dia 18 de abril, quinta-feira santa, englobado na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A entrada será gratuita em todos os Museus de Aveiro.

A visita guiada ao Património Religioso de Aveiro está agendada para sábado, dia 20, pelas 11h00, com início na Sé de Aveiro.

Do programa consta ainda a Procissão do Enterro do Senhor no dia 19 de abril, sexta-feira santa, às 21h30.