Rede de carregamento elétrico para Moliceiros em fase de instalação.

2021-07-26 14:15

Categoria: 

Concelho: 

A implementação da rede de carregamento elétrico para os Moliceiros dos circuitos marítimo-turísticos nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro está em fase de arranque.

É a fase de construção de ramais de acesso à energia elétrica que vão permitir a instalação futura dos postos de carregamento.

Além dos trabalhos em curso, a empreitada, que está a ser realizada pela empresa Kilometer Low Cost S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 344.108€, contará com a instalação dos supracitados carregadores e do software de gestão em cada um dos 10 cais concessionados.

Esta obra materializa aquilo que é um dos vários objetivos definidos no projeto europeu do Urban Innovative Actions (UIA), Aveiro STEAM City.

A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais de água de Aveiro.

O outro aspeto inovador é a transformação da experiência do cliente com passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas.

Há inovação na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.

“Na edição de 2019 do Techdays Aveiro foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco Moliceiro com propulsão elétrica, e que obteve resultados muito positivos e permitiu dar seguimento ao projeto”, explica a autarquia.