Reciclagem na Universidade de Aveiro com crescimento de 250%.

2023-10-26 11:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Recicla e Ganha” impulsiona reciclagem na Universidade de Aveiro com crescimento de 250%

Mais de 20 mil embalagens foram depositadas, só no último mês de setembro, nas máquinas de venda reversa (RVM) espalhadas pelos campi da Universidade de Aveiro.

Aumento na ordem dos 250% relativamente ao período homólogo de 2022. Também o número de utilizadores dos equipamentos registou um aumento na ordem dos 100%.

Com o regresso dos estudantes à Universidade, disparou o número de depósitos de garrafas e de latas nas RVM com destino à reciclagem.

Só no mês de setembro, foram depositadas 16.583 embalagens de PET e 4.148 de alumínio, totalizando 20.731 embalagens.

Tal representa um aumento de 250 por cento em relação ao período homólogo de 2022, altura em que foram depositadas 6.991 embalagens de PET e 1.007 de alumínio. No período em apreço, também o número de utilizadores das máquinas disparou de 865 para 1582.

O aumento das taxas de reciclagem, de acordo com os dados do sistema, é revelador também do impacto das ações de divulgação e promoção do projeto levadas a cabo pelo projeto-piloto de Reciclagem e Reembolso de Embalagens de Alumínio e PET (REAP).

Entre essas ações destaque para o concurso “Recicla & Ganha”, que está em curso e que termina a 12 de dezembro próximo. O objetivo é premiar os estudantes que mais embalagens depositem nas máquinas RVM.

Olhando para os dados do último trimestre, verifica-se que, em julho, foram depositadas 15.248 embalagens (12.872 de PET e 2.376 de alumínio) e que o número de utilizadores se situou nos 1.058. Já agosto foi o mês em que se registaram menos depósitos (8.747 embalagens no total) e menos utilizadores (431), coincidindo com o período de férias.

Saliente-se que, desde abril de 2022, data de início do funcionamento das máquinas, até 30 de setembro, já foram recolhidas um total de 196.382 mil embalagens, o que equivale ao envio de 3,5 toneladas de garrafas de plástico e latas de alumínio para reciclagem.

Refira-se ainda que, durante aquele período, as máquinas contabilizaram 17.454 utilizações, o que representa um valor de 1549,76 euros creditados nos cartões da universidade, que estão associados aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição.

Alexandra Queirós, Vice-reitora para as Políticas para a Cultura e Vida nos Campi, regozija-se com o crescimento do projeto e enaltece a “importância da promoção da sustentabilidade ambiental, da consciencialização da comunidade académica e da redução do impacto ambiental”.

A Vice-reitora destaca ainda o compromisso da UA com os modelos de economia circular, a promoção de práticas sustentáveis e redução do desperdício.Recorde-se que a UA lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade depositarem embalagens de alumínio e PET e receberem por isso.

O valor do depósito é creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição. Os equipamentos estão em vários pontos dos campi da UA, nomeadamente no edifício do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, no Espaço 24, na Casa do Estudante, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN).

Quem desejar depositar as suas embalagens só tem de se dirigir a uma das máquinas do projeto REAP, aproximar o seu cartão no sensor de leitura de cartão e inserir a embalagem com a base para dentro e com o código de barras apontado para cima.

O projeto Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET (REAP), apresentado pela UA, foi um projeto aprovado para financiamento pelo Programa Ambiente, do Mecanismo Financeiro plurianual (EEA Grants), estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu. Para a implementação deste projeto, a UA teve como parceiro a empresa norueguesa Infinitum, com experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega.

 

Texto e foto: UA