Pavilhão Teresa Machado como sinal de “Grande Justiça” para com a atleta olímpica.

2019-12-18 10:06

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo da Junta de Freguesia e a Direção do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré justificam o batismo do pavilhão da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré tendo como “Patrono” a atleta olímpica Teresa Machado pelo exemplo de vida.

“A Gafanha da Nazaré é terra de gente resiliente, lutadora, obstinada em conseguir para si e para os seus as melhores condições de vida, mesmo que para isso tenha sido necessário desbravar terras e mares. É exemplo dessa resiliência, distinguindo-se pelos seus feitos extraordinários na área desportiva, dentro de portas e além-fronteiras, a nossa conterrânea e ex-aluna da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, Teresa Machado”.

As duas entidades referem que muito tempo passou sem esse reconhecimento e que a população da Gafanha da Nazaré seguramente “acompanha” os pressupostos elencados e levados a aprovação em Conselho Geral.

A atleta participou em 4 edições dos Jogos Olímpicos, 7 Campeonatos do Mundo, 3 Campeonatos da Europa e 5 Campeonatos Ibero-Americanos.

Teresa Machado começou aos 15 anos a distinguir-se no andebol, durante as atividades letivas, perspetivando-se logo a sua apetência para o desporto.

“Depois de um profícuo trabalho, com aquele que foi o seu único técnico na carreira, Júlio Cirino, atingiu em 1990 provas internacionais de grande renome, como sendo o Campeonato Europeu de Atletismo em Split”.

O ponto alto surgiria em 1996 com o apuramento para a final dos Jogos Olímpicos de Atlanta onde se classificou entre as 10 melhores atletas olímpicas.

No ano seguinte, viria a ser 6ª classificada nos Mundiais de Atenas, Tendo Também Ganho Três Campeonatos Ibero-Americanos.

Foi Campeã Nacional durante 21 épocas seguidas nas duas modalidades, lançamento do peso e lançamento do disco, entre 1987 e 2007.

Obteve 18 títulos nacionais no disco, 16 títulos nacionais no lançamento do peso ao ar livre e 19 títulos nacionais no lançamento do peso em pista coberta.

Foi a atleta nacional mais titulada nas duas modalidades e o record do lançamento do disco, com 65,40 mts, ainda hoje está na sua posse.

Foi porta estandarte da bandeira nacional no Campeonato do Mundo de Atenas. Foi duas vezes galardoada com a mais alta distinção do Sporting Clube de Portugal, o “Prémio Stromp”.

As entidades consideram Teresa Machado uma “ilustre cidadã” da Gafanha da Nazaré que se “distinguiu mundialmente na área do desporto” e merecedora da decisão.

Afirmam mesmo “Grande Justiça” e “Enorme Orgulho” pela concretização desta proposta.