PAN pede posição do ICNF sobre matilhas de São Jacinto.

2023-06-26 14:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PAN Aveiro interpela o ICNF sobre as matilhas de Aveiro.

Com o tema na agenda e com a Câmara de Aveiro debaixo das críticas da oposição e a pedir responsabilidades ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas sobre o encerramento da Reserva, devido à presença de matilhas, agora é o PAN a pedir esclarecimentos ao ICNF para que diga qual a sua posição sobre o destino a dar a matilhas.

O Pessoas Animais Natureza realça a ausência de centro de recolha oficial de animais e lembra que sem parque de matilhas o vazio é demasiado para pensar na recuperação, ressocialização e controlo de espécies.

A autarquia tem assumido a sua oposição à criação de parques de matilhas e continua às voltas com a construção do canil intermunicipal que terá um polo em Aveiro.

“Nesta troca de acusações e responsabilidades Aveiro continua sem uma resposta para o problema das matilhas do concelho. Sendo que continua omisso o destino a dar aos animais das matilhas que venham a ser capturados” diz o PAN que quer saber qual a atuação futura do ICNF, bem como do destino a dar aos animais recolhidos.

O Partido avisa ainda que o tempo perdido joga contra a comunidade.

“Recordamos que existem outras matilhas no concelho, que continuarão a crescer e a reproduzir-se até que exista uma solução integrada para todo o município. Até lá, o problema continuará a agravar-se. Esperamos que esta passividade da CM de Aveiro, não resulte em nenhum acidente grave”.