Oliveira do Bairro: Autarquia distinguida como "amiga das Pessoas com Demência".

2022-07-19 17:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida como uma autarquia "amiga das Pessoas com Demência".

Essa distinção foi alcançada no âmbito da 1.ª edição da iniciativa "Laboratório de Jogos especializados para a Demência", desenvolvida pela AGILidades, uma SPIN Off académica do Instituto Politécnico de Leiria, que se tornou conhecida pela criação e validação científica do jogo sénior para estimulação geriátrica.

A candidatura a esta iniciativa teve por base um protocolo assinado entre o Município de Oliveira do Bairro e a marca AGILidades, em junho do ano passado, para a implementação do projeto AGILidades Lab Center no Concelho.

Este projeto envolve a atribuição, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) parceiras, de material de estimulação diversificado, com vista ao desenvolvimento de atividades de diagnóstico e estimulação dos mais velhos.

As IPSS aderentes a este projeto são a ABC - Bustos, AMPER, Centro Ambiente Para Todos, Centro Social de Oiã, Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e SOLSIL, que também receberam uma menção honrosa, obtendo a distinção de "Instituição amiga das Pessoas com Demência".

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social, "verificou-se que, através da introdução destes jogos no quotidiano das pessoas idosas, houve uma melhoria significativa das capacidades cognitivas, motoras e de socialização desta população e, por esse razão, decidimos dar continuidade a este trabalho em rede, com a introdução, nesta fase, dos jogos especializados para Pessoas com Demência".

Na 1.ª edição da iniciativa "Laboratório de Jogos especializados para a Demência", "estão contemplados dois jogos devidamente desenvolvidos e adaptados para as pessoas com diagnóstico de demência, nomeadamente, o Jogo Labirinto (edição encruzilhada) e o Jogo Mexerico" explicou Marlene Rosa, a empresa responsável pelo projeto AGILidades Lab Center, que não deixou de congratular a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e as IPSS parceiras por terem "apostado no envelhecimento ativo", reforçando que "nem todos os Municípios têm esta preocupação".

De referir que, para além dos jogos, e à semelhança da edição anterior, os técnicos responsáveis pela dinamização destas atividades, até a um máximo de 5 elementos, podem usufruir de cinco horas de formação para que a aplicabilidade dos jogos seja feita com a maior precisão possível.