Nossa Senhora dos Navegantes faz-se às águas da ria no próximo domingo.

2023-09-12 07:31

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro, Paróquia da Gafanha da Nazaré e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, vai levar a efeito a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes.

Romaria que promete marcar o calendário festivo de verão com atividades no próximo fim de semana.

A procissão na ria é o momento alto deste evento de tradição e adesão das gentes ribeirinhas da Ria de Aveiro, muito devotos da Senhora dos Navegantes, a quem agradeciam as boas pescas e a quem pediam saúde e bênçãos para si e suas famílias.

A tradicional Procissão pela Ria de Aveiro é um ex-libris das celebrações e arrasta multidões às margens da Ria para assistir à sua passagem.

Este ano a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será transportada em embarcação diferente.

A organização foi obrigada a encontrar alternativa à habitual "Jesus nas Oliveiras".

No domingo, dia 17, a atividade vai começar, às 11h, com a receção aos Grupos/Ranchos na sede do Grupo Etnográfico, Casa da Música da Gafanha da Nazaré, seguindo-se o almoço na Casa da Música.

A procissão procissão da Igreja da Cale da Vila até ao Porto Bacalhoeiro começa às 14h e depois o desfile faz-se pela ria.

Às 16h30 dá-se o desembarque no Forte da Barra, seguido de procissão e Eucaristia e às 18h30 Festival de Folclore com o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré; Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC (Coimbra) e Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos (Santo Tirso).