“Nestes últimos anos vemos uma certa fuga aos temas científicos” - António José Fernandes.

2015-11-26 11:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia faz balanço positivo e os departamentos da Universidade de Aveiro por onde passam alunos de escolas de todo ao país revelam satisfação pela forma como os mais novos reagem à “montra”. António José Fernandes, do departamento de Física, destaca a importância de estabelecer pontes entre as escolas e as universidades para desenvolver o interesse pela ciência (com áudio).

Este docente realçou ainda as pontes de diálogo com os professores que procuram aprofundar o interesse pela ciência e dá exemplo de partilha de conteúdos. “Temos tido um pedido de colaboração e os professores utilizam experiências que usamos cá como é o caso do espetáculo da física e por vezes pedem para utilizar na sala de aula. E temos atividade com os professores que redundam em experiências, com coisas de todos os dias, sem grande custo, que resultam bem em sala de aula”.   

Os alunos revelam interesse pelos conteúdos e falam de um dia especial. “Foi muito bom. É diferente lidar com estes temas no livro ou na prática. Foi uma manhã diferente e foi fantástico”, revelavam os alunos.