Museu Marítimo de Ílhavo celebra Dia Nacional do Mar.

2023-11-10 17:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Mundial do Mar com a realização de programação especial que vai incluir o seminário Desafios do Mar Português.

A data assinala-se a 16 de novembro e o programa desenrola-se no dia 18 de novembro, sábado, com o Seminário “Desafios do Mar Português” (9h30), a apresentação da Revista ARGOS e de “Barcos de Portugal - Obras Selecionadas de Octávio Lixa Filgueiras” - e a divulgação do vencedor do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras”.

O 11º Seminário “Desafios do Mar Português” terá como mote a exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo, e assinalará o 25.º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos.

Neste dia será anunciado o vencedor do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras” que distingue autores de dissertações académicas ou trabalhos de investigação realizados no âmbito da cultura marítima fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

O número 11 da revista ARGOS - Revista do Museu Marítimo de Ílhavo, de cariz científico-cultural e periodicidade anual, explora a temática das "Ciências do Mar e Governança dos Oceanos" sob várias perspetivas do conhecimento.

Mantendo a sua abordagem científico-cultural distintiva, os artigos debruçam-se sobre a oceanografia, a cultura marítima, a literacia dos oceanos e o direito marítimo.

Esta edição está alinhada com a Década das Nações Unidas para as Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), refletindo o compromisso do Município de Ílhavo de preservação dos oceanos, fundamental para o equilíbrio do nosso planeta.

A edição digital do segundo volume “Barcos de Portugal - Obras Selecionadas de Octávio Lixa Filgueiras” é composta por uma coletânea de textos do autor, que apresenta dez trabalhos de referência sobre a arqueologia e a arquitetura naval das embarcações tradicionais do noroeste português.

As inscrições para o seminário podem ser realizadas através do endereço de e-mail ciemar.mm@cm-ilhavo.pt ou através dos números de telefone 234 329 990 ou 234 092 496.