Museu Marítimo acolhe evento que assinala os 25 anos do projeto "De novo na Terra Nova".

2023-07-19 11:12

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo vai acolher no próximo dia 6 de Agosto o convívio de instruendos portugueses e canadianos que participaram no projeto “De novo na Terra Nova” que há 25 anos fez a travessia do Atlântico para celebrar os laços históricos do litoral português com St. John´s no Canadá.

No dia 6 de Agosto, a sessão comemorativa inclui a exposição de objetos de memória do projeto, a projeção Documentário CBC -"Back in Newfoundland", projeção de fotografia mediada e momento de convívio.

É uma das propostas da celebração programada para 2023.

Em Agosto de 1998, a embaixadora do Canadá, Patricia Dole, deu força à ideia de um “regresso” do Creoulo e o apoio dos Amigos do Museu, da Câmara de Ílhavo e da Universidade de Aveiro fez regressar o navio NTM Creoula, antigo lugre bacalhoeiro à capital da Terra Nova (St. Jonh’s, Canadá), seis anos após o fecho das águas territoriais canadianas à pesca do bacalhau.A Associação dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo criou uma comissão que está a preparar um programa de celebração e que pretende juntar as entidades envolvidas e os participantes deste projeto, maioritariamente jovens que fizeram a viagem na condição de instruendos.

O projeto foi considerado marcante e dos mais emblemáticos do Creoula depois de terminar a sua existência como lugre bacalhoeiro.

A partida deu-se no dia 9 de agosto de 1998 com milhares de pessoas no terminal bacalhoeiro e a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

O Diretor de Treino de Mar foi o último Capitão da embarcação enquanto lugre de pesca (1973), Francisco Marques, que recordou em 1998 as campanhas ali vividas.

 

foto: Maritimidades/Ana Maria Lopes