“Muito terá de ser feito em matéria de captação de alunos” - Diretor do DECivil na UA.

2015-02-19 10:09

Categoria: 

Concelho: 

Paulo Vila Real, novo diretor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, considera fundamental avançar com medidas de captação de alunos para o Mestrado Integrado em Engenharia Civil e apoiar a unidade de investigação RIscos e Sustentabilidade na Construção. Fala ainda numa nova licenciatura em Reabilitação do Património.

O diretor do DECivil que coordena o Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo e foi eleito, recentemente, presidente da Comissão Técnica nº 3 (TC3), “Fire Safety of Steel Structures”, da European Convention for Constructional Steelwor, deu uma entrevista ao jornal online da UA em que explica a estratégia para reverter a quebra de alunos na licenciatura.

“Muito terá de ser feito em matéria de captação de alunos, sendo, talvez, este o maior desafio que terei de resolver como Diretor do DECivil. É urgente mostrar que a Engenharia Civil não se resume apenas à construção nova. É sabido que Portugal tem um património edificado envelhecido a necessitar de reabilitação e restauro. A segurança, contra o risco sísmico, o risco de incêndio e outros riscos ambientais, é uma área crescente de atuação dos Engenheiros Civis. A sustentabilidade da construção e a gestão eficaz de recursos, como a energia e a água, são também áreas de intervenção do Engenheiro Civil. Os sucessivos avanços do mar obrigam a cuidados redobrados ao nível da proteção da orla costeira do País. Atento a estas questões o DECivil tem orientado a sua atividade fundamentalmente nestas áreas. É amplo o conjunto de competências que a Engenharia Civil encerra, pelo que se deve passar essa mensagem aos jovens no sentido de os cativar para a Engenharia Civil”