MUBi e ACAPO querem estações BUGA fora dos passeios.

2021-11-25 14:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois das críticas sobre o perfil dos traçados cicláveis, em Aveiro, a Mubi diz que as estações da nova Buga também merecem reparo.

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) e a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) apelam à Câmara de Aveiro para que não instale as estações da nova BUGA sobre os passeios.

Os dois coletivos dizem que os manuais de boas práticas defendem a colocação com retirada de espaço ao automóvel.

“Estas situações prejudicam todas as pessoas que andam a pé, mas principalmente aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida, e muito especialmente pessoas com deficiência visual, dada a sua maior dificuldade em ultrapassar obstáculos ou mesmo aperceber-se da sua presença”.

Mais positiva é a aposta na colocação de bicicletas. A MUBI e a ACAPO elogiam a medida.

“É com grande entusiasmo que observamos que, ao fim de tantos anos de promessas, o novo sistema de bicicletas partilhadas de Aveiro (BUGA 2) está finalmente a ser implementado. Em cidades com uma quota modal de deslocações em bicicleta ainda incipiente (<10%), os sistemas de bicicletas partilhadas têm uma grande importância na normalização da imagem da bicicleta como modo de transporte, além de promoverem e facilitarem a sua experimentação”.