Movimento Amigos da Ria pede parecer da Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental que autoriza a deposição de sedimentos na Ilha do Monte Farinha.

2021-08-25 16:12

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento de Amigos da Ria de Aveiro desafia a Polis Litoral a revelar, publicamente, o parecer da Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental que autoriza a deposição de sedimentos na baía Norte da Ilha do Monte Farinha.

É a reação à resposta da Polis às críticas sobre a deposição de dragados recolhidos no Canal da Murtosa, junto à Torreira.

O Movimento diz ter apurado, informalmente, junto de alguns técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente, que tem a tutela da Polis e da AIA, que não existe qualquer autorização, ou sequer um parecer, da Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental específica que habilite o empreiteiro a depositar dragados na baía da Ilha do Monte Farinha, em pleno leito da Ria de Aveiro.

A Polis refere a autorização e o impacto ambiental da obra no conjunto da empreitada de desassoreamento.

Das informações apuradas, o Maria diz que “autorizar ou sancionar este procedimento” significa tão-somente “transferir um problema de um local para um outro, quatro milhas mais a Sul”.

O Movimento de Amigos da Ria fica à espera da resposta pelas vias oficiais dos organismos citados na resposta da Polis (Porto de Aveiro e Agência Portuguesa do Ambiente).

Quanto aos argumentos apresentados, o movimento Maria admite que a deposição de dragados possa estar relacionada com custos da operação, com os atrasos e com a etapa de Verão que limita a deposição de sedimentos em período de época balnear.

Uma solução que permite encurtar viagens sem deslocações fora da barra.

“Evidentemente que neste contexto, comentaram os especialistas contactados pelo MARIA, qualquer acréscimo de custos ou qualquer detalhe da operação que a prolongue no tempo tem grandes implicações no resultado esperado pelo empreiteiro”.