Mareato dá “música” e atividades lúdicas em tempo de verão nas praias do Município de Ílhavo.

2023-07-01 07:35

Categoria: 

Concelho: 

O Mareato dá “música” e atividades lúdicas em tempo de verão nas praias do Município de Ílhavo.

A partir de hoje e durante nove dias, há concertos, stand-up comedy, atividades desportivas, ciência, workshops, um “scape-boat” e uma “Néon Run” entre outras ações.

O festival abre com dois desafios desportivos, a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, este sábado, às 19 horas, e a Travessia da Ria a Nado/IX Aquatlo, no domingo, dia 2, às 15h.

As atividades desportivas continuam ao longo de todo o evento com skate e boia puxada por barco, no dia 3; surf, stand up paddle, canoagem e wakeboard no dia 4; petanca e vela no dia 5; pilates e yoga no dia 7; ténis e o Mare Challenge - competição de Cross-Training, nos dias 8 e 9 de julho.

Na edição 2023 do Mareato, o humor terá palco durante três noites, no Cais Criativo da Costa Nova, sempre com entrada gratuita.

No dia 4 de julho, às 21h30, Hugo Van Der Ding, Ana Markl e Tiago Ribeiro saem do estúdio da Antena 3 e apresentam “Vamos Todos Morrer”, com os convidados Benjamim e Selma Uamusse.

No dia seguinte, 5 de junho, à mesma hora, é a vez de “Poesia Cocó: Especial Verão” – uma mistura de stand up comedy, storytelling, poesia e drinking games.

E a 6 de junho, o Mareato Comedy Club junta Bruno Henriques, Sérgio Duarte (criadores do Jovem Conservador de Direita) e Rafael Videira para contarem as suas amarguras e delícias da vida.

Os concertos, gratuitos, realizam-se nos dias 7 e 8 de julho, no Largo do Farol, na Praia da Barra.

A edição deste ano do Mareato inclui dois espetáculos do Festim Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo (com organização da d'Orfeu Associação Cultural e do 23 Milhas): Shantel & Bucovina, da Alemanha, no dia 7, às 19 horas; e Electric Jalaba, de Marrocos e Reino Unido, no dia seguinte, à mesma hora.

No dia 7 de julho, às 22h30, é a estreia da Orquestra do Mar, projeto comunitário com jovens músicos das escolas privadas de música do Município de Ílhavo, que interpretam o álbum “Por este rio acima” de Fausto.

No dia 8, também às 22h30, é a vez dos Capitão Fausto subirem ao palco.

Ao longo dos nove dias, há ainda tempo para workshops, conversas, uma caminhada noturna com observação de estrelas, uma sessão de “birdwatching” e um desafiante “scape boat” no Navio-Museu Santo André.

O Mareato encerra com a Neon Run, às 20 horas de 9 de julho, no Largo do Farol da Barra.