Lions Quest aposta na melhoria do sucesso escolar.

2018-05-29 08:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O programa "Lions Quest" acredita que pode fazer a diferença na educação não formal estimulando os alunos para a cidadania ativa e para a responsabilização.

Apoiado pela Fundação Lions Internacional, o programa vai ser implementado pela primeira vez em Portugal no âmbito de um projeto piloto que une o Agrupamento de Escolas José Estêvão e o Distrito 115 Centro Norte do Lions Clubes.

A finalidade é a par com os conhecimentos académicos, dotar os alunos de competências para tomar decisões responsáveis, estabelecer metas, desenvolver relacionamentos saudáveis, resistir à pressão do grupo e envolver-se em serviço comunitário.

Com mais de 15 milhões de jovens abrangidos, consiste num programa de aprendizagem social e emocional que une a família, a escola e a comunidade para cultivar jovens mais capazes e saudáveis, com competência e força de carácter necessários a ter sucesso como adultos.

A delegada regional da educação, Cristina Oliveira, refere tratar-se de um programa que aposta na educação não formal com resultados reconhecidos e uma adequação aos novos tempos nas escolas (com áudio)

Estudos feitos em 100 países revelaram que o Lions Quest ajuda a aumentar o nível de desempenho académico, muda as atitudes e perceções relacionadas com o consumo de drogas e os comportamentos violentos, diminui os registos de problemas disciplinares, o risco de abandono escolar, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Isabel Teles, do Lions Clube, defende que numa escola em mudança este pode um instrumento positivo (com áudio)