Laboratório de Cidadania Intercultural promove conversa sobre empreendedorismo de mulheres africanas.

2022-12-01 11:47

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório de Cidadania Intercultural promove uma conversa (LABIC Talks) sobre empreendedorismo de mulheres africanas.

É este sábado, dia 3 de dezembro, às 18h na Casa da Comunidade Sustentável.

Iniciativa no âmbito do Projeto de Inovação Comunitária “Emprego e Empreendedorismo”.

As três convidadas estão ligadas ao mundo das artes, da literatura e da moda.

Júlia Gonçalves (natural de Cabo Verde com talento na escrita), Roselyn Silva (natural de São Tomé e Príncipe com exercício profissional na área da moda) e Diana Galvão (natural de Cabo Verde com exercício profissional no campo do artesanato) são três mulheres empreendedoras, com percursos marcados pela “coragem, criatividade e inovação”.

Exemplos de empreendedorismo africano que contam novas histórias sobre as artes e a cultura.

O LABIC Aveiro é um Laboratório de Cidadania Intercultural financiado pelo programa “Parcerias para o Impacto” da Portugal Inovação Social e é uma iniciativa que visa contribuir para a integração social, cultural, académica e profissional dos estudantes africanos residentes em Aveiro.

Trata-se de um esforço conjunto de uma parceria entre a Fundação Aga Khan, a Universidade de Aveiro, a Associação Mon Na Mon, a AIDA Câmara de Comércio e Indústria e que tem como investidor social o Grupo Prifer.

Esta iniciativa pretende responder a um desafio social identificado numa comunidade migrante com dimensão significativa, a africana.

A comunidade tem uma expressão relevante no contexto académico da Universidade de Aveiro, com mais de 600 alunos de Angola, Guiné, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, cerca de metade a frequentar licenciatura, 30% doutoramento e os restantes 20% mestrado.

Para atingir os seus objetivos, o LABIC propõe uma metodologia de envolvimento dos estudantes, não estudantes e graduados africanos lusófonos na identificação dos problemas e forças, para a construção e experimentação de propostas de solução – Projetos de Inovação Comunitária (PIC).

Esta LABIC Talk é uma iniciativa do PIC Emprego e Empreendedorismo e tem como objetivo criar eventos de partilha de experiências de empreendedorismo migrante que inspirem novos projetos e eventualmente ajudem a criar uma rede de empreendedores africanos em Portugal.