Ílhavo: Comandante dos Bombeiros contra vacinação faseada de bombeiros.

2021-02-01 08:10

Categoria: 

Concelho: 

O comandante dos Bombeiros de Ílhavo reage ao timing da vacinação de bombeiros e ao faseamento para dizer que recusa a vacina enquanto todo o corpo de bombeiros não estiver vacinado.

Posição solidária de Pedro Barreirinha que defende a vacinação de todos os bombeiros pela exposição diária ao combate.

Numa primeira fase, apenas 50% dos Bombeiros do quadro ativo serão alvo de vacinação, segundo os critérios de prioridade determinados pela ANEPC.

“Estando os Bombeiros na linha da frente, assegurando a emergência na sua área de atuação própria bem como fora dela, não se compreende o porquê de não ter sido considerada a vacinação da totalidade dos Bombeiros como foi efetuado noutros intervenientes do sistema integrado de emergência médica (SIEM). Esta vacinação por fases é injusta e não reflete o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros, podendo criar desmotivação. Importa relembrar que são voluntários e que dão do seu tempo para ajudar e socorrer os outros…”refere Pedro Barreirinha.

O comando recorda as dificuldades enfrentadas com a pandemia, desde a aquisição de equipamentos de proteção individual até à falta de informação das entidades competentes, para concluir que a vacinação é aspeto básico na proteção de quem está na linha da frente do combate.

“Assim, como uma forma de protesto perante a decisão de vacinação por fases, que considero injusta para quem desde o início da pandemia esteve (e está) presente, eu, como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, solidariamente com os meus Bombeiros e Bombeiras não incluídos na 1ª fase de vacinação, não serei vacinado até todos Bombeiros do quadro ativo estarem vacinados”.