Ílhavo: Autarquia garante “Excelência” da Marca Entidade Empregadora Inclusiva.

2023-09-04 09:30

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo foi distinguida, pela primeira vez, com menção de “Excelência” da Marca Entidade Empregadora Inclusiva.

A quinta edição desta iniciativa, promovida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, destaca as práticas de gestão do setor público e das empresas relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

Reconheceu 54 de um total de 165 candidatos à “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”.

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva, que o Município recebe pela quarta vez, está integrada no Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade e pretende sensibilizar a opinião pública para as questões da empregabilidade deste público, distinguindo as entidades empregadoras que fomentem práticas de gestão abertas e inclusivas.

A Marca é atribuída de dois em dois anos às entidades empregadoras que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e que se distingam por práticas de referência, em pelo menos um dos seguintes domínios: Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; Manutenção e retoma do emprego; Acessibilidades; Serviço e relação com a comunidade.

Às entidades a quem seja atribuída a Marca Entidade Empregadora Inclusiva e que se destaquem por práticas exemplares em todos os quatro domínios é atribuída a Marca Entidade Empregadora Inclusiva Excelência.

O Município de Ílhavo, a holding Jerónimo Martins, o El Corte Inglês, o Hotel InterContinental Lisbon, o Município da Moita, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a Mapadi - Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual foram as sete organizações reconhecidas pelo IEFP como Marca Entidade Empregadora Inclusiva de Excelência.