Futuro do Jornalismo em debate na Universidade de Aveiro.

2023-04-13 09:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Pensar o Jornalismo com os Jornalistas. A digitalização dos media” este é o mote para um encontro promovido pela Comissão Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) agendado para esta sexta na Universidade de Aveiro.

A sessão, às 11h00, na Sala dos Atos Académicos, surge sob a forma de conversa que poderá ser acompanhada à distância e que conta com o apoio da Academia de Aveiro e do Aveiro Media Competence Center.

“Organizados a pensar nos jornalistas, estudantes de jornalismo e das áreas da comunicação social e novas tecnologias da comunicação, docentes e investigadores, os Encontros nacionais têm vindo a ser levados a cabo pela CCPJ com o objetivo primordial de apresentar a missão da CCPJ e refletir sobre o que significa ser detentor de um título profissional, os direitos e deveres que estão subjacentes ao exercício da atividade jornalística e o que representa ser jornalista”, refere nota da CCPJ.

Durante esta 8.ª sessão serão debatidas questões que, atualmente, se levantam em torno do “Jornalismo que temos e que Jornalismo queremos”.

Em cima da mesa estará o papel dos jornalistas na contribuição para a construção de bases com o propósito de sugerir mudanças e alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso para com a atividade jornalística.

A CCPJ abriu um período de consulta aos jornalistas sobre as leis que regem a profissão e os meios em que a desenvolvem.

Até 27 de maio próximo, acolhe sugestões para futuras alterações legislativas que este organismo independente de direito público irá propor ao Governo e à Assembleia da República, sendo também estes encontros um local propício à reflexão e partilha de ideias no que respeita a estas matérias.

Por outro lado, a CCPJ, em parceria com o Aveiro Media Competence Center e a Universidade de Aveiro, propõe-se ainda nesta sessão debater as implicações da digitalização do setor numa mesa-redonda que terá lugar no seguimento da própria sessão.

Com a transformação digital, o setor dos media debate-se com o aumento diário de dados a analisar, a desinformação, e as novas modalidades de informação e difusão que a digitalização fez surgir.

Como podem as ferramentas digitais, a inteligência artificial e a ciência de dados contribuir para um jornalismo de qualidade e para a sustentabilidade dos media é a proposta para análise.

O Encontro contará com a presença da presidente da CCPJ, Licínia Girão, Luís Mendonça, membro do Plenário da CCPJ, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro.

Na mesa-redonda sobre “A digitalização dos media”, que será transmitida pela Terra Nova, em direto, participam o diretor do Aveiro Media Competence Center, João Morais Palmeiro, o coordenador do DigiMedia – Digital Media and Interaction, Nelson Zagalo, e Licínia Girão, em representação da CCPJ.

Estão previstas vinte sessões dos Encontros da CCPJ, uma por distrito do continente, uma na Madeira e outra nos Açores, com a presença de dirigentes da Comissão da Carteira.