Futebol de Rua: "Vamos pelo sonho Americano" - Bruno Seco.

2023-06-14 14:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Bruno Seco quer sagrar-se campeão mundial de futebol de rua com a seleção portuguesa.

O selecionador, treinador aveirense ligado aos escalões de formação, assume que os jovens que forem chamados vão ser preparados para superar os desafios que se colocam no campo emocional.

É uma das lacunas identificadas pelo técnico que fala do stress das grandes penalidades, algo que marca as competições desportivas sempre que as finais se decidem da marca de penálti.

Entrevistado no programa “Conversas” falou sobre essas emoções e o mundo do futebol, do amador ao profisisonal passando pelo futebol de rua que vai ter competição este verão em Sacramento, na Califórnia, Estados Unidos da América.

Presença habitual no Palácio de Belém à partida e à chegada das competições, o sleecionador de futebol de rua diz que Marcelo Rebelo de Sousa sabe qual é a disposição (com áudio)

Bruno Seco, autor do livro “Mentalidade Siiigaaaa”, é licenciado em Educação Física e Desporto e trabalhou durante 16 anos na área social e da educação, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Aveiro e paralelamente 14 anos no estabelecimento prisional de Aveiro.

Atualmente é formador independente em Autoliderança Servidora, em empresas e nos IEFP de Aveiro e Águeda, Treinador Mental, com experiência na construção e liderança de pessoas e equipas, Professor de Liderança e Gestão de Recursos Humanos, do curso de Gestão Unidades Desportivas e Lazer, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Embaixador para a Ética no Desporto pelo Plano Nacional da Ética no Desporto, Coordenador Técnico da Escola de Futebol da Associação Desportiva de Taboeira e Selecionador Nacional de Futebol de Rua.

Como Selecionador de Futebol de Rua, liderou Portugal na conquista do título de Campeão Europeu, em 2016, em Manchester, e na vitória do Mundialito em 2022, em Madrid, e arrecadou a distinção de melhor treinador do mundo, em 2017 em Oslo.

Foi também treinador mental da equipa de futebol sénior do Sport Clube Beira Mar, na época 2019/2020, sob o comando de Ricardo Sousa.

O seu lema no desporto e na vida é “SIIIGAAAA”, interjeição que funciona como gatilho mental, como energia ativadora contra os sentimentos resistentes, e dá nome à Mentalidade criada por si, e que deu origem à publicação do livro, “Mentalidade

SIIIGAAAA – O Poder da Autoliderança Servidora”.

Uma forma de pensar, estruturada num processo cíclico de 9 passos ou fases práticas, baseado na repetição consciente e consistente de pensamentos, sentimentos e comportamentos, até que se tornem hábitos.

Foco, Confiança, Determinação, Superação e Orgulho funcionam como base na otimização de recursos internos e ideias-chave intrínsecas a cada um.

A entrevista passa pelo futebol de formação, pelo futebol profissional e pela forma como crianças e jovens são tratados no mundo do futebol.

No momento em que o país se mostra chocado com a forma como uma academia tratava jovens à sua guarda este é um testemunho relevante sobre o tema. Para ouvir às 19h.